Cooperativas

3 de outubro de 2018 16:25

Torneio Leiteiro da Agricultura Familiar mostra resultados de associados da CPLA

Última edição, promovida pela Associação de Produtores do Povoado Pilões, aconteceu entre os dias 27 e 29 de setembro, em Batalha

↑ Torneio leiteiro (Foto: Assessoria)

Os Torneios Leiteiros nas comunidades, realizado pela Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), continuam aquecendo a agricultura familiar de Alagoas. A última edição, promovida pela Associação de Produtores do Povoado Pilões, aconteceu entre os dias 27 e 29 de setembro, em Batalha, reunindo 18 pequenos produtores de leite.

Com dois dias de atividades e disputas acirradas, o Torneio contou com as tradicionais categorias novilha e fêmea adultas. O título de campeã entre as vacas foi para LAGOANA, do produtor Dinho, responsável pela média 54.630 kg por dia e total de 109.260 kg.

Entre as novilhas, a maior média de produção foi de 37.210 kg produzida pela campeã CHUVISCO, de propriedade do agricultor Alaércio. No total, o animal somou nos dois dias 74,420 kg.

A festa do campo, segundo o técnico da CPLA, Wanderlan Lima, deu visibilidade ao trabalho desenvolvido o ano inteiro pela agricultura familiar. “A cada torneio, o nível de produção vem aumentando e os produtores crescendo em conjunto. Ficou visível que toda comunidade leiteira apresentou um padrão no volume e qualidade de produção”, comentou Wanderlan.

O Torneio ainda contou com a participação especial do vaqueiro mirim Eduardo, de 7 anos de idade. O pequeno chamou atenção por conseguir tirar, de uma só vez, 8 litros de leite da sua novilha chamada Soberana. “A cultura leiteira está no DNA do povo sertanejo e toda comunidade se orgulha em saber desse dom, mesmo em condições difíceis de seca. O torneio vem justamente para aquecer a agricultura e renovar os ânimos”, avaliou Wanderlan.

Além da confraternização e disputa na produção, o Torneio Leiteiro da CPLA levou para a comunidade conhecimento técnico através de palestras sobre manejo sanitário e nutricional do rebanho.

Nos Torneios da Agricultura Familiar todos os participantes recebem premiação em dinheiro, kits de ordenha, higiene e equipamentos de trabalho.

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH