Cooperativas

18 de agosto de 2018 16:19

Coopema realiza encontro para discutir Educação

Profissionais do Colégio São Lucas trocam experiências adquiridas em outros Estado

↑ Encontro de cooperados da Coopema (Foto: Assessoria do Sistema OCB de Alagoas)

A Cooperativa Educacional de Maceió (Coopema), administradora do Colégio São Lucas há 18 anos, promoveu um encontro entre seus cooperados para o compartilhamento das experiências adquiridas nas últimas formações educacionais. Os profissionais estiveram no 1º Encontro de Cooperativas Educacionais do Nordeste, realizado em Teresina, Piauí, e no 15º Congresso Cérebro, Comportamentos e Emoções, realizado em Gramado, Rio Grande do Sul.

O psicólogo escolar e cooperado Givaldo Pinheiro acredita que os professores precisam acompanhar e desenvolver as crianças da melhor maneira possível. “Foi um momento de fixar e passar para frente os conteúdos abordados nos congressos. Falamos sobre muita coisa, inclusive sobre situações em que o aluno apresenta dificuldade de aprendizado e como lidar com isso”, explicou.

Outro aspecto abordado foi o uso das tecnologias dentro do ambiente escolar. “Entendemos a importância dos aparelhos tecnológicos no aprendizado dos alunos. E para crianças com algum tipo de deficiência ela pode ser uma aliada. É apenas uma questão de dosagem e conteúdo”, afirmou Givaldo Pinheiro.

Encontro de Cooperativas Educacionais

Com o objetivo de trocar experiências, alinhar conhecimentos e estreitar relacionamentos, cooperativas educacionais do Nordeste se reuniram por dois dias em Teresina, Piauí, no 1º Encontro de Cooperativas Educacionais. O Sistema OCB/AL* proporcionou e acompanhou a participação das cooperativas alagoanas Coopema, Coopex** e Inovar***.

O evento foi realizado pelas unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) do Piauí e de Pernambuco e nele foram abordados temas sobre Inovação, Gestão para Transformação, Campanha SomosCoop e também foram apresentados casos de sucesso da Cooperativa Educacional de Barras, no Piauí, e da Cooperativa de Trabalhadores em Educação 3º Milênio, de Pernambuco.

“Foi positiva a troca de experiências e informações sobre nosso ramo e pudemos perceber os passos importantes que a nossa cooperativa dá a cada ano”, disse Márcia Lucena, professora e sócia da Coopema.

Para o presidente do Sistema OCB/AL, Marcos Rocha, as participações em missões técnicas auxiliam a troca de experiências entre cooperativas e demonstram o comprometimento dos cooperativistas com uma educação de qualidade.

*Sistema OCB/AL – formado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Alagoas e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Alagoas.

**Coopex – Cooperativa Educacional de Xingó, responsável pela Escola Convivendo.

***Inovar – Cooperativa Educacional Maria Cristina de Souza, responsável pelo Colégio Inovar.

Fonte: Assessoria do Sistema OCB de Alagoas

Comentários

MAIS NO TH