Cooperativas

Em Alagoas, Penedo recebeu Dia de Cooperar 2018

Ações voluntárias beneficiaram a população com serviços de saúde, beleza, cidadania e lazer

Por Assessoria 05/07/2018 11h41
Em Alagoas, Penedo recebeu Dia de Cooperar 2018
Reprodução - Foto: Assessoria

Cooperativas de todas as regiões do estado se juntaram à equipe do Sistema OCB/AL* para celebrar o Dia de Cooperar 2018. Inúmeras ações voluntárias e gratuitas foram ofertadas para a população alagoana na manhã e tarde do sábado (30), na orla do município de Penedo.

Participaram do evento as cooperativas Coopepe*, Bibliocoop*, Fisiocoop*, Coopeagre*, Coredeq*, Coopaal*, Coopsano*, Coopeapis*, Cooprel e Inovar*.

Os serviços foram os mais diversos: emissão de 1ª e 2ª vias de carteira de identidade, aferição de pressão arterial, de glicose capilar, índice de massa corpórea, consultas médicas, cortes de cabelo masculino e feminino, design de sobrancelhas e esmaltação de unhas.

[caption id="attachment_114280" align="alignleft" width="300"] Assessoria[/caption]

Além disso, oficina de prevenção às drogas, oficina de ergonomia, feira de troca de livros, contação de histórias, oficina de decoração de garrafas e encadernação de bloquinhos, oficina de plantação de ervas e doação de mudas, oficina de sucos funcionais que levam palma e de sal de ervas para temperar alimentos e oficina de sabão ecológico.

A diversão das famílias ficou por conta do parque infantil com cama elástica, piscina de bolinhas, touro mecânico e tobogã, além de pipoca, algodão doce e de apresentações culturais diversas como orquestra, trio pé-de-serra, quadrilha junina, pastoril, capoeira e aulas de dança.

Para o presidente do Sistema OCB/AL, Marcos Rocha, o momento é de gratidão. “Quero agradecer a todos que trabalharam para que o Dia de Cooperar acontecesse em Penedo. Funcionários, voluntários, cooperativistas e população. Esse evento destaca o cooperativismo em nível nacional e evidencia a capacidade da população de produzir de forma colaborativa, beneficiando a todos”.

Eduardo Regueira, presidente da Coopepe, cooperativa anfitriã do evento, disse: “Ficamos lisonjeados quando recebemos o convite para recepcionar o Dia C 2018 e abraçamos a causa de imediato. Temos uma comunidade carente de todos esses serviços e queremos contribuir para mudar essa realidade. O cooperativismo por si só cumpre um grande papel social”.

A Coopepe atua há 16 anos no município.

Júlia Palmeira, cooperada da Coopaal, acredita que os serviços e oficinas ofertados tornam o Dia C um grande sucesso. “Nós trabalhamos com produtos agroecológicos, procurando sempre preservar o meio ambiente e manter uma vida saudável. Trouxemos para a população oficinas de produção de sal de ervas frescas e desidratadas, além de degustação do produto em alimentos. Ele substitui o sal de cozinha e intensifica o sabor da receita”.

[caption id="attachment_114281" align="alignleft" width="300"] Assessoria[/caption]

O desempregado Daniel dos Santos disse que ficou sabendo do evento através da escola da filha, que é administrada pela Coopepe, e aproveitou para trazer toda a família para um dia de lazer e cidadania. “Fizemos as duas identidades dos mais novos e renovamos a de uma filha e da minha esposa. Trazer esse tipo de ação para a cidade é essencial porque a maior parte das pessoas não tem recurso e, assim, economizamos tempo e dinheiro”, disse.

*Sistema OCB/AL – Formado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado de Alagoas e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Alagoas.

*Bibliocoop – Coop. de Trabalho Nacional dos Bibliotecários e Profissionais da Informação.

*Fisiocoop – Cooperativa dos Fisioterapeutas de Alagoas.

*Coopeagre – Cooperativa dos Produtores e Agricultores do Agreste.

*Coredeq – Coop. Social de Ressocialização p/ Dependentes Químicos em Recuperação.

*Coopaal – Cooperativa Agropecuária de Alagoas.

*Coopeapis – Coop. dos Produtores de Mel, Insumos e Derivados Apícolas em Alagoas.

*Inovar – Cooperativa Maria Cristina de Souza.

*Coopepe – Cooperativa Educacional de Penedo.

*Cooprel – Cooperativa dos Recicladores do Estado de Alagoas.

*Coopsano – Cooperativa dos Profissionais da Área de Atenção à Saúde.