Cooperativas

Peru lança programa de fortalecimento das cooperativas agrícolas

Objetivo é alcançar um agro próspero, incrementando sua rentabilidade e competitividade, com um impacto positivo na redução da pobreza

19/09/2017 11h25
Peru lança programa de fortalecimento das cooperativas agrícolas
Reprodução - Foto: Assessoria

O programa será levado adiante pela Direção Geral Agrícola do Ministério de Agricultura e Irrigação (MINAGRI), e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) que beneficiará cerca de 6 mil agricultores associados a cooperativas agrárias de diferentes regiões do país.

O diretor da Direção Geral Agrícola (DGA), Ángel Manero, manifestou que o objetivo primordial para alcançar um agro próspero, incrementando sua rentabilidade e competitividade, com um impacto positivo na redução da pobreza.

“Necessitamos de cooperativas fortes. Temos 214 cooperativas agrárias formais. O MINAGRI vai fortalecer o sistema cooperativo para favorecer o desenvolvimento do país”, afirmou Ángel Manero.

O programa busca que os sócios e trabalhadores das cooperativas agrárias adquiram conhecimentos e manuseiem ferramentas de gestão empresarial em temas relacionados com a governança e a gestão contábil, tributária, financeira, comercial e legal, entre outros, por meio de assistência técnica. Mesmo assim, se buscará promover o acesso ao financiamento e mercados, como resultado de uma adequada gestão empresarial, financeira e comercial.

A primeira fase do programa envolve 36 cooperativas agrárias, que representam os mais de 6 mil produtores agrários associados. O investimento previsto nesta fase que inclui até o final deste ano, está destinada a contratação de 24 assistentes técnicos especializados em gestão empresarial, financeira e comercial, que serão assessorados por especialistas de instituições nacionais especializadas em associativismo e cooperativismo agrário.

Durante o lançamento do programa, a representante da FAO no Peru, María Elena Rojas, ressaltou que “o êxito do cooperativismo a nível global está em conseguir tirar milhões de famílias da pobreza” e assinalou que é por isto que se recorre a este modelo de gestão para renovar o compromisso e seguir trabalhando para erradicar a pobreza no Peru.

O programa de Fortalecimento de cooperativas agrárias busca aperfeiçoar o modelo de negócios cooperativo e, estimular a conversão de associações civis em cooperativas agrárias para contribuir de maneira substancial na redução da informalidade.

Redação EasyCOOP com ACI Américas