Cooperativas
Peru lança programa de fortalecimento das cooperativas agrícolas
Objetivo é alcançar um agro próspero, incrementando sua rentabilidade e competitividade, com um impacto positivo na redução da pobreza
O programa será levado adiante pela Direção Geral Agrícola do Ministério de Agricultura e Irrigação (MINAGRI), e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) que beneficiará cerca de 6 mil agricultores associados a cooperativas agrárias de diferentes regiões do país.
O diretor da Direção Geral Agrícola (DGA), Ángel Manero, manifestou que o objetivo primordial para alcançar um agro próspero, incrementando sua rentabilidade e competitividade, com um impacto positivo na redução da pobreza.
“Necessitamos de cooperativas fortes. Temos 214 cooperativas agrárias formais. O MINAGRI vai fortalecer o sistema cooperativo para favorecer o desenvolvimento do país”, afirmou Ángel Manero.
O programa busca que os sócios e trabalhadores das cooperativas agrárias adquiram conhecimentos e manuseiem ferramentas de gestão empresarial em temas relacionados com a governança e a gestão contábil, tributária, financeira, comercial e legal, entre outros, por meio de assistência técnica. Mesmo assim, se buscará promover o acesso ao financiamento e mercados, como resultado de uma adequada gestão empresarial, financeira e comercial.
A primeira fase do programa envolve 36 cooperativas agrárias, que representam os mais de 6 mil produtores agrários associados. O investimento previsto nesta fase que inclui até o final deste ano, está destinada a contratação de 24 assistentes técnicos especializados em gestão empresarial, financeira e comercial, que serão assessorados por especialistas de instituições nacionais especializadas em associativismo e cooperativismo agrário.
Durante o lançamento do programa, a representante da FAO no Peru, María Elena Rojas, ressaltou que “o êxito do cooperativismo a nível global está em conseguir tirar milhões de famílias da pobreza” e assinalou que é por isto que se recorre a este modelo de gestão para renovar o compromisso e seguir trabalhando para erradicar a pobreza no Peru.
O programa de Fortalecimento de cooperativas agrárias busca aperfeiçoar o modelo de negócios cooperativo e, estimular a conversão de associações civis em cooperativas agrárias para contribuir de maneira substancial na redução da informalidade.
Redação EasyCOOP com ACI Américas
Mais lidas
-
1Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
2Em Pernambuco
Médica morre em batida envolvendo um carro e uma moto em Caruaru
-
3Streaming
O que é verdade e o que é mentira na série Senna, da Netflix?
-
4A hora chegou!
‘A Fazenda 16’: Saiba quem vai ganhar e derrotar os adversários no reality da Record TV
-
5Provedores de Internet
Associação denuncia ataque em massa que pode prejudicar mais de meio milhão de internautas em Alagoas