Cooperativas

Jorgraf: única cooperativa a reunir jornalistas e gráficos

Jornal diário Tribuna Independente é o carro-chefe da unidade entre as duas categorias

Por Tribuna Independente 11/07/2017 08h22
Jorgraf: única cooperativa a reunir jornalistas e gráficos
Reprodução - Foto: Assessoria

O jornal Tribuna Independente completa dez anos de circulação no mercado editorial  alagoano neste dia 10 de julho de 2017. Nesta data, cooperados comemoram a sua sobrevivência graças à garra e disposição dos jornalistas e gráficos, além do pessoal da área administrativa e da colaboração de seus parceiros, que vêm aumentando ano após ano.

Para cooperados e funcionários, chegar até aqui é uma grande vitória, depois de tanta luta para manter o jornal circulando.

A Tribuna Independente nasceu depois que o antigo jornal Tribuna de Alagoas encerrou suas atividades sem que os antigos proprietários dessem alguma satisfação a seus 140 funcionários, que se sentiram desamparados naquele tempo com a perda dos postos de trabalho. Até hoje, muitos não receberam as verbas trabalhistas a que têm direito.

Mesmo assim, os trabalhadores da empresa conseguiram se manter no mercado de trabalho, depois da criação do jornal Tribuna Independente e da fundação da Jorgraf (Cooperativa de Jornalistas e Gráficos do Estado de Alagoas), a única de duas categorias nessa especialidade, no Brasil e quiçá no mundo.

COOPERADOS

Atualmente a Jorgraf é composta de 27 jornalistas e 27 gráficos, tendo um total de 54 cooperados mais os funcionários da área administrativa. Carro-chefe da cooperativa, o jornal circula diariamente com 20 páginas e aos domingos com 24 páginas.

“Nestes anos conturbados para nossa economia, com desavenças, desencontros e falta de harmonia entre os poderes de nossa República, encontramos aqui, na Jorgraf, união e respeito entre os seus gráficos, jornalistas, celetistas e colaboradores”. A afirmação é do presidente da Cooperativa dos Jornalistas e Gráficos do Estado de Alagoas (Jorgraf), José Paulo Gabriel. O presidente da cooperativa afirma que, durante os dez anos de existência, a Jorgraf sempre teve um apego fiel aos princípios do cooperativismo.

Gabriel afirma que os princípios do cooperativismo deveriam ‘servir de livro de cabeceira para muitos que têm o poder de decidir sobre emprego, segurança, saúde e justiça social’.

De acordo com Gabriel, todo empreendimento comercial está sujeito à volatilidade e às leis econômicas do mercado, não sendo diferente com a Jorgraf. “As cooperativas não estão imunes às leis e, se tratando de um empreendimento de comunicação, onde, no Estado de Alagoas, esse mercado tem marca, registro e dono, foi quase impossível sobreviver”, relembra o presidente.

SINDJORNAL

Após uma série de dificuldades enfrentadas, a Jorgraf colheu os frutos de um trabalho sério e engajado com a sociedade. O presidente do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal), Izaías Barbosa, destaca importância da Jograf para manter ativo o jornal impresso e o trabalho dos jornalistas e gráficos.

“Parabéns aos companheiros e companheiras da Cooperativa de Jornalistas e Gráficos de Alagoas pelos dez anos de luta e resistência, para garantir não só o espaço no mercado de trabalho, como também para manter ativo um novo espaço de comunicação para a sociedade alagoana. A Tribuna Independente tem exercido papel importante como elo de ligação entre os anseios da população e a execução por parte dos gestores públicos”, destacou.

A superintendente do Sistema OCB/AL, Marcia Tulia, enfatizou a “vida longa” da Jograf. “Estamos felizes pelos dez anos de existência da Cooperativa Jorgraf - Tribuna Independente. Poucas organizações empresariais têm vida longa e o fato de Alagoas dispor de uma cooperativa com esta configuração, nos diferencia enquanto sistema. Desejamos sucesso e parabenizamos pela excelência”, destacou.