Cooperativas

Governo de AL cumpre promessa e entrega maquinário a cooperativa

Entidade de Maragogi é fundamental no sustento de inúmeras famílias

Por Ascom / Desenvolve-AL 03/07/2017 16h46
Governo de AL cumpre promessa e entrega maquinário a cooperativa
Reprodução - Foto: Assessoria

Promessa feita é promessa cumprida. Com essa máxima, aliada a comprometimento, podemos afirmar que tem trabalhado o governador Renan Filho. Um exemplo disso foi o evento realizado no último final de semana, em Maragogi, onde novas máquinas para o beneficiamento de frutas foram entregues à Cooperativa dos Pequenos Agricultores Organizados de Maragogi (Coopeagro).

A Coopeagro, que já reúne, há 15 anos, centenas de famílias que plantam grande variedade de frutas e as transformam em polpa, ouviu a promessa do governador em evento realizado em meados do mês de maio quando expuseram ao chefe do executivo a carência dos equipamentos para melhorar os rendimentos das famílias.

O maquinário doado foi assegurado graças a recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Fecoep) e totalizaram 127 mil reais. Na mesma ocasião foram repassados, ainda, 230 mil reais que vão ajudar a fomentar o desenvolvimento socioeconômico dos produtores da região.

Rafael Brito, presidente da Desenvolve, enalteceu o trabalho e o empenho do governador Renan Filho em prol do fortalecimento da economia dos pequenos produtores em todas as regiões de Alagoas.

“Desde que assumi a Desenvolve, no ano passado, a primeira determinação que recebi do governador foi de tornar, de fato, acessível aos pequenos o recurso do Estado, e é isso que estamos fazendo, mas nos motiva ainda mais vê-lo tão comprometido com essa causa, a julgar por cada ação que ele tem empreendido nesse sentido, como neste último evento”, declarou Brito.

Rafael falou ainda sobre a capacitação que os gestores da cooperativa receberão através do Movimento Alagoas Competitiva (MAC) a respeito do Modelo de Excelência e Gestão da Fundação Nacional da Qualidade para que eles melhorem a gestão da entidade, favorecendo seu crescimento e garantindo que perdurem na atividade.

O deputado federal Ronaldo Lessa, também presente à solenidade de entrega das máquinas, disse que o cooperativismo é um braço fundamental da economia de Alagoas, uma forma ímpar de ajudar aqueles que produzem na base financeira do Estado.

“As cooperativas garantem renda aos produtores e desenvolvem a agricultura, o consumo e incentivam a economia de Alagoas. No dia do cooperativismo, neste 1º de julho, lembramos que as cooperativas possuem o compromisso com o desenvolvimento sustentável das comunidades, nos aspectos ambientais, sociais e econômicos. Além do foco local, o modelo cooperativista busca resultados voltados para o empreendedorismo e autogestão, permitindo com isso um crescimento em escala”, afirmou Lessa.

O presidente da Coopeagro, Geraldo Cândido, comemorou a conquista do maquinário que ajudará decisivamente na ampliação da produção das polpas e, consequentemente, no aumento dos lucros das famílias cooperadas.

“Recebemos da Desenvolve a notícia de que o Governo do Estado ia honrar a promessa feita e comemoramos muito porque antes a gente não podia criar muitas expectativas em relação aos governantes, mas agora a coisa é diferente”, disse Geraldo.

Participaram do evento também o prefeito de Maragogi, Sérgio Lira, vereadores e secretários municipais, além de representantes de outras entidades da região Norte.