Cooperativas

29 de junho de 2017 13:17

Transportadores criam 1ª cooperativa de logística de cargas

A Cooperativa de Transportadores e Profissionais da Área de Logística e Transporte de Cargas de Sinop (Cooperlog) foi criada há 30 dias por um grupo de transportadores autônomos. O presidente da associação, Cleomar José Immich, informou, ao Só Notícias, que a inauguração ocorre no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Estância da Amizade, nesta quinta-feira (29).

Terá palestras sobre cooperativismo com professores da UFMT, representantes da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e o presidente da  Cooperativa de Transportadores de Nova Mutum (Cootram).

Cleomar explicou que o objetivo da cooperativa é auxiliar transportadores que trabalham na informalidade e possuem poucos benéficos no mercado de logística. “A cooperativa é direcionada para pessoas que trabalham utilizando o CPF com poucos benefícios. Na logística não é diferente. Com isso acaba tralhando na informalidade e com toda a tributação para montar um transportadora individual os custos acabam sendo inviável.

A cooperativa é uma empresa transportadora de uso coletivo, que facilitará todos os processo burocráticos tendo um Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ)”. De acordo com o presidente, na cooperativa  todos os associados poderão utilizar o mesmo registro na Agência  Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

“Com essa união teremos um poder maior de compra de produtos para trabalhar como óleo, lona, pneu entre outros insumos que são necessários. A união promove isso. Além disso, poderá  ter linhas de créditos em cooperativas. A cooperativa deve trazer um série de benefícios. Sinop é um polo de produção agrícola e é o futuro da logística. Atualmente temos grandes empresas de transporte. Sinop será o polo da logística, da produção e potencializará cada vez mais”.

Comentários

MAIS NO TH