Cooperativas

Sesi e Projeto Relix entregam Ciclolix a catadores de Alagoas

Foram doadas 30 bicicletas para cinco cooperativas e seis associações de catadores de lixo

Por Comunicação Sistema Fiea 03/05/2017 15h51
Sesi e Projeto Relix entregam Ciclolix a catadores de Alagoas
Reprodução - Foto: Assessoria

A catadora Maria Socorro da Silva, 61, passou a se considerar uma “privilegiada” na manhã desta quarta-feira, 3. Ela é integrante da Associação de Catadores de Resíduos Sólidos de Arapiraca (Ascara), que foi agraciada pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Projeto Relix com três Ciclolix.

As bicicletas coletoras – que foram entregues a cooperativas e associações de catadores de lixo alagoanas no Ginásio do Sesi, no Trapiche –, são projetadas para oferecer maior segurança e otimizar o trabalho do catador de lixo. O modelo, único no país, tem capacidade para carregar até meia tonelada, amassadores de latinhas e garrafas PET, sinalização de segurança e estepe.

“É o projeto melhor do mundo, porque vai ajudar a associação, o trabalho do catador, vai ser uma maravilha! Vai melhorar a limpeza, a gente vai trabalhar mais organizado e se sentir representado. Agora, somos catadores orgulhosos”, afirmou Maria do Socorro.

"O Sesi abraçou esse projeto (Relix) e o trouxe para Alagoas com o objetivo de promover uma nova cultura, a do lixo zero. Além de gerar renda para dezenas de famílias, ajuda a reduzir o controverso uso de veículos de tração animal e valoriza estes profissionais, que têm um papel muito importante nesse processo”, destacou o diretor regional do Sesi, industrial José Carlos Lyra de Andrade.  

Foram doadas 30 bicicletas para cinco cooperativas e seis associações de catadores de lixo localizadas nos municípios de Maceió, Coruripe, São Miguel dos Campos, Campo Alegre, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia e Piranhas. Os catadores também ganharam kits que incluem bolsa, chapéu com proteção para a nuca e camisa UV para proteger o trabalhador do sol, par de luvas, cadeado e corrente e bomba de calibragem.

Durante o evento, Lina Rosa, coordenadora do projeto Relix, que nasceu no Recife-PE, apresentou o Aplicativolix, app que tem informações sobre os pontos de coleta mais próximos de onde o usuário está e que ainda permite agendar a coleta com diretamente com o Catadorlix. E lançou a publicação “ReliXXX: A força cromossômica feminina por uma vida sustentável”.

A solenidade teve a presença de catadores e do secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres. Representando o Sesi, o superintendente Walter Jucá, o superintendente executivo Carlos Alberto Paes, as gerentes de Educação, Cristina Suruagy e de Qualidade de Vida, Cláudia Piatti e assessores.