Cooperativas

Estudante da Paraíba escreve TCC sobre Cooperativa de Jornalistas e Gráficos de Alagoas

Motivação partiu do fechamento de um jornal impresso paraibano que desempregou 120 profissionais

21/03/2017 15h02
Estudante da Paraíba escreve TCC sobre Cooperativa de Jornalistas e Gráficos de Alagoas
Reprodução - Foto: Assessoria

Irene Sá. Esta é a identidade da estudante de jornalismo que cursa graduação na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mas que resolveu escrever seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre um caso de sucesso em Alagoas, valorizando a Cooperativa de Jornalistas e Gráficos (Jorgraf), que acopla dois produtos: Tribuna Independente (jornal impresso) e Tribuna Hoje (portal de notícias).

 A dicente que esteve em Maceió nesta terça-feira (21), para visitar as dependências da cooperativa, enfatizou que o interesse pelo tema surgiu da oportunidade de estudar questões sobre empreendedorismo e formas alternativas de se fazer jornalismo.  

Ela também reforçou, que a importância de se falar acerca do assunto, cresceu após o fechamento de um jornal impresso na Paraíba onde 120 trabalhadores ficaram desempregados, chamado Jornal da Paraíba.

“Pensei, a tecnologia está avançando, os jornais impressos estão fechando, e como os profissionais da área irão fazer para manter os postos de trabalho no sentido de continuar nessa manutenção? Foi quando surgiram as conversas durante o meu estágio no Ministério Público Federal (MPF) com uma colega jornalista sobre cooperativas. Nunca tinha escutado sobre cooperativas de jornalistas, fui atrás e notei que só existia a de Alagoas, e que era de gráficos também, e teve uma outra que fechou há cerca de dez anos no Rio Grande do Sul só de jornalistas”, explicou a estudante.

Sabendo que a Jorgraf, além de ser pioneira englobando duas categorias jornalistas e gráficos, ainda era no Nordeste, Irene não perdeu tempo, se debruçou nas pesquisas até a fase final que foi conhecer de fato o funcionamento da cooperativa na prática.

De acordo com ela, não existem estudos acadêmicos que envolvam o tema cooperativa de jornalistas, somente em outras áreas como agricultura, saúde, educação; no entanto, com esse enfoque por ser escasso foi o que mais a motivou a aprofundar seu estudo.

Durante a coleta de dados a estudante realizou todo o referencial teórico para entender o cenário atual de jornalismo e a metodologia, segundo ela, será na coleta de dados semiabertos, análise dos dados e a explicação dividida em três dimensões: organizacional, financeira e produtiva. "Esse será o esqueleto da explanação sobre a Jorgraf", contou.

O TCC tem previsão de ser apresentado ainda no primeiro semestre, provavelmente em junho deste ano.

Na ocasião da visita às dependências da cooperativa, Irene ressaltou o acolhimento dado pelos cooperados, sobretudo do presidente João Paulo Gabriel, diretor financeiro Flávio Peixoto e diretora comercial Marilene Canuto.

HISTÓRIA

O Jornal Tribuna Independente é o primeiro jornal de uma cooperativa no Brasil e quiçá no mundo envolvendo duas categorias: jornalistas e gráficos, abrindo nacionalmente o comando para outros empreendimentos semelhantes.

Nasceu de trabalhadores demitidos após o fechamento do periódico Tribuna de Alagoas, e desde então o projeto tem atraído a curiosidade de jornalistas e estudantes de comunicação de outros estados, que querem se inspirar na proposta para abrir mercados e oferecer à sociedade um jornal desvinculado de interesses econômicos e ou partidários.

Atualmente, a Jorgraf conta com 58 cooperados além de funcionários celetistas. A Tribuna Independente, carro-chefe da cooperativa, circula diariamente com 20 páginas e aos domingos com 24 páginas.