Cooperativas

Produtores de leite de cabra têm dia diferente no Sertão de Alagoas

Famílias de cooperados e colaboradores da Cafisa recebem ação de saúde

Por Ascom / Sistema OCB-AL 06/12/2016 11h54
Produtores de leite de cabra têm dia diferente no Sertão de Alagoas
Reprodução - Foto: Assessoria

As famílias de cooperados e colaboradores da Cooperativa de Agricultores Familiares do Sertão de Alagoas (CAFISA) foram atendidas por equipe de saúde formada por médica e enfermeiros no sábado (3). A ação aconteceu no assentamento Pacu, em Pão de Açúcar, e foi oportunizada pelo Sistema OCB/AL*.

Cinquenta e um sertanejos passaram por consultas médicas e 49 por consulta de enfermagem com procedimentos de aferição de pressão arterial, glicemia capilar e índice de massa corpórea. Entre os atendimentos, dois casos chamaram a atenção da equipe de saúde.

“Identificamos um cooperado que não sabia ser portador de hipertensão e precisámos encaminhá-lo a uma unidade de saúde para acompanhamento. Além desse senhor, uma paciente chegou com pico hipertensivo por não tomar a medicação prescrita pelo médico. Ela recebeu orientações para seguir à risca o tratamento”, disse a enfermeira da Coopeal**, Léa Cynthia.

Fomento do cooperativismo

Ao longo deste ano, o Sistema OCB/AL promoveu centenas de ações de saúde, capacitações e assistências profissionais gratuitas para cooperativas regulares com a organização. “Nossa missão é impulsionar a qualidade de vida na região onde as cooperativas estão inseridas”, reforça o presidente do Sistema OCB/AL, Marcos Rocha.

Entre em contato

Interessados em entender o modelo econômico cooperativista podem solicitar palestra gratuita através do email [email protected] ou do telefone (82) 2122.9494. O Sistema OCB/AL também atende as cooperativas já constituídas, mas que desejem proporcionar palestra de atualização para antigos sócios cooperados ou para novos membros. 

--

*Sistema OCB/AL – é formado pelo Sindicado e Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB/AL) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/AL).

**Coopeal – Cooperativa de Enfermagem de Alagoas.