Ciência e Tecnologia
Homem com implante cerebral diz “eu te amo” pela mente
Um participante de um estudo da Neuralink usou um implante cerebral para dizer “eu te amo” à companheira. A frase foi reproduzida por uma voz artificial em um vídeo de 23 segundos divulgado pela empresa de Elon Musk na quinta-feira (17).
Na gravação, o homem utiliza o implante N1, que registra sinais produzidos pela atividade do cérebro e os envia a um computador, que tenta identificar a intenção de comunicação do usuário e transformá-la em palavras.
Como o implante funciona
O N1 possui pequenos fios com eletrodos, que registram a atividade do cérebro quando a pessoa pensa em fazer uma certa ação.
Um programa de computador então analisa esses sinais para identificar o que o participante pretende comunicar. A informação pode ser convertida em texto ou em uma voz artificial.
É importante destacar que isso não significa que o implante consiga simplesmente captar todos os pensamentos de alguém. O sistema depende de sinais associados a ações mentais específicas, que são aprendidas pelo computador durante o treinamento com o participante.
Tecnologia ainda está em estudo
A Neuralink pretende desenvolver uma tecnologia que possa ser usada no dia a dia por pessoas que perderam a capacidade de falar ou de controlar certos movimentos.
Um dos participantes do programa é Kenneth, que recebeu em 2024 o diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença que afeta os neurônios responsáveis pelo controle dos músculos. Com o avanço da doença, ele perdeu gradualmente a capacidade de falar.
Kenneth recebeu o implante em janeiro e foi o segundo participante do programa VOICE, segundo a Neuralink. Em uma demonstração, o homem usou o sistema para produzir fala a partir dos sinais registrados pelo cérebro.
Pronto. Estou falando com você com a minha mente.Kenneth, voluntário do programa VOICE, da Neuralink.
A possibilidade de recuperar a comunicação é uma das aplicações médicas apresentadas pela empresa. Musk também já falou sobre um uso mais amplo da tecnologia, no qual pessoas poderiam transmitir informações entre si sem precisar falar ou digitar.
Em uma apresentação da Neuralink em 2020, o bilionário chamou essa possibilidade de “telepatia conceitual” e afirmou que seria possível transmitir um pensamento, desde que houvesse autorização da pessoa envolvida.
Por enquanto, esse cenário está distante da demonstração apresentada no vídeo. Os dispositivos da Neuralink ainda são considerados experimentais e não foram aprovados pela FDA, agência reguladora de medicamentos e dispositivos médicos dos Estados Unidos, nem por outras autoridades regulatórias para venda comercial.
Mais lidas
-
1Feriado
Alagoas celebra 209 anos de emancipação com feriado estadual proposto por Silvio Camelo
-
2É hoje!
Que horas começa a nova temporada A Fazenda? Reality estreia cheio de reviravoltas
-
3Horários especiais
Feriado de 16 de setembro altera funcionamento de escolas e órgãos públicos em Alagoas
-
4Eleições 2026
Investigação da PF confirma responsabilidade de JHC em repasses do Iprev ao Banco Master
-
5Financiamento
Empreendedores de Alagoas terão R$ 3,2 bilhões do FNE em 2027




