Ciência e Tecnologia
Com IA, Juceal aumenta em 71% número de processos deferidos e reduz o tempo de registro empresarial
Tempo médio para análise de processos singulares contou com uma redução de 123,07%, sendo estabelecido em 7 horas e 44 minutos
Com dois meses do lançamento da inteligência artificial integrada ao Portal Facilita Alagoas, a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) aumentou em 71,41% o número de processos empresariais deferidos. No mesmo período, ainda foi anotada uma redução no tempo médio para análise de processos singulares, estabelecido em 7 horas e 44 minutos.
Para o público externo, a inteligência artificial do Facilita Alagoas permite uma verificação dos processos de abertura, alteração e baixa de negócios anteriores à entrada dos documentos. Com essa verificação disponibilizada desde 22 de setembro, os processos da Juceal passaram de uma média de deferimento de 65,74% para os atuais 71,41% dos dois meses. Com isso, o número de erros, nos quais os processos são colocados com status em exigência para correção, caiu de 34,25% para 28,59%.

A utilização da inteligência artificial, que também é estabelecida internamente para os analistas dos processos singulares, também proporcionou reduções dos tempos médios de passagem dos processos dentro da Juceal e da própria análise singular.
De janeiro a agosto deste ano, um processo levava a média de 24 horas e 20 minutos dentro da Juceal. Além disso, a análise singular figurava em 17 horas e 16 minutos em média. Em dois meses, o tempo médio de passagem na Juceal caiu 78,12%, constando em 13 horas e 40 minutos, enquanto a análise singular contou com uma redução de 123,07%, sendo estabelecida nas atuais 7 horas e 44 minutos.
O presidente da Juceal, João Gabriel Costa Lins, o Joãozinho, comemora os números e ressalta que, com uma adaptação ainda maior por parte dos clientes, a tendência é que o registro empresarial em Alagoas seja cada vez mais otimizado.
“Queremos chegar aos 100% de processos deferidos! Ou seja, sem erros, com facilidade para o empreendedor, que quer agilidade, segurança e um andamento acessível para o registro do seu negócio. Para isso, os clientes também precisam se adaptar à funcionalidade. A inteligência artificial é muito simples de ser utilizada, onde, no próprio Facilita Alagoas, ela faz uma varredura no contrato, indicando em qual parte existem erros”, explica.
COMO UTILIZAR
Para o cliente, a opção pela inteligência artificial fica disponível na tela de envio de documentos e conferência de assinantes. Quando clicada na opção para salvar o documento, o sistema informa a possibilidade de uso da análise com IA e, automaticamente, o resultado da análise.

Depois da análise, o portal informa se não houve divergências, se houve erro no documento, indicando o botão para correção, ou se houve erro na FCN, indicando o botão para a tela de alteração de dados.
Para os analistas da Juceal, a inteligência artificial funciona como uma funcionalidade opcional para auxílio da verificação. Após uma varredura, o sistema mostra os dados divergentes entre o documento e a FCN, cabendo ao servidor da Junta Comercial uma observação detalhada dessas informações.
Mais lidas
-
1Na UTI
Jamaicana está em estado grave após cair do palco do Miss Universo 2025, veja vídeo
-
2Agreste de Alagoas
Câmera flagra colisão frontal entre motos e deixa três feridos em Craíbas
-
3‘Putinhas de esquerda’
Sindjornal repudia ataque à jornalista proferido por advogado
-
4Nessa quarta
Polícia prende em Maribondo e Teotônio Vilela dois suspeitos de duplo homicídio em Belém
-
5Provocação
Outdoor em Arapiraca reacende tensão entre políticos e MST




