Ciência e Tecnologia
Instalação de Sandbag controla o avanço do mar em trecho de praia no Riacho Doce
O trecho será monitorado para melhor avaliação do resultado obtido
Em Maceió, a erosão costeira avança em muitas praias urbanas, como na Ponta Verde, Jatiúca e no Pontal, além de outras fora do perímetro mais urbano, como na praia de Riacho Doce, litoral Norte. Mas o uso do Dissipador de Energia Sandbag, o DES, que foi mais uma vez utilizado pela Ocean Protections para proteção costeira, recuperou importante trecho da praia. Segundo o engenheiro Marco Lyra, CEO da empresa alagoana, que desenvolveu a tecnologia, é importante fazer uma análise do custo-benefício da obra, buscando sempre soluções sustentáveis de defesa costeira.
No caso de Riacho Doce, o forte processo erosivo no local da obra, provocou colapso de muros, tombamento de coqueiros e da vegetação existente no local. Após a instalação da estrutura do Sandbag, em pouco tempo, ocorreu uma mudança de cenário. A areia voltou a se depositar no perfil de praia, a erosão foi contida a a praia começou a se regenerar.
``O impacto ambiental da obra é mínimo, respeitando a natureza e promovendo o equilíbrio do perfil de praia. Hoje a praia protegida é uma prova de que é possível conter o avanço do mar com soluções sustentáveis´´, afirma o especialista em proteção costeira.
Segundo ele, o trecho será monitorado para melhor avaliação do resultado obtido com a intervenção, pois é preciso proteger a costa do avanço do mar com inteligência e inovação, respeitando a natureza e devolvendo a praia recreativa a população.
E O DEPOIS.

Mais lidas
-
1Quem sai?
Enquete A Fazenda 17: público define ‘plantas’ que vão para o Super Paiol
-
2'Prisão dos Famosos'
A história real de Poliana em Tremembé: o crime que chocou até pedófilos na internet
-
3Mais opaco, mais tenso e mais adulto
Quem é André Lamoglia, o bicheiro Profeta de 'Os Donos do Jogo'
-
4Fim de uma era no JN!
Saiba quanto William Bonner vai ganhar no Globo Repórter
-
5Anúncio
Estado deve lançar maior concurso público da história de Alagoas nesta terça-feira (28)




