Ciência e Tecnologia
Secti recebe diretores de empresa chinesa e reforçam conexão internacional em pesquisa e desenvolvimento
Comitiva da ZTT veio conhecer o trabalho de tecnologia e inovação desenvolvido pelo Edge e Instituto Vertex, em Alagoas, voltado à indústria nacional Legenda

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e o Centro de Pesquisa Edge receberam, no Centro de Inovação do Jaraguá, representantes da empresa chinesa ZTT, uma das maiores fabricantes globais de soluções em telecomunicações e energia. A empresa já tem fábrica em Marechal Deodoro, e a visita reforça o papel de Alagoas como polo emergente de inovação, com capacidade de estabelecer conexões estratégicas com o setor produtivo internacional.
A comitiva técnica veio conhecer de perto o trabalho desenvolvido pelo Edge e pelo Instituto Vertex nas áreas de Automação, Inteligência Artificial e Sistemas Embarcados voltado à indústria nacional.
A reunião teve como objetivo evidenciar o papel estratégico do ecossistema de inovação de Alagoas como ponte entre a ciência e o setor produtivo, ao oferecer infraestrutura moderna, profissionais qualificados e conhecimento técnico voltado às demandas da indústria 4.0. O Instituto Vertex e o Edge têm se consolidado como centros de excelência tecnológica, com atuação direta e efetiva junto às empresas.

A articulação do encontro foi conduzida pelo Secretário de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, Silvio Bulhões, como parte da estratégia de aproximar o setor produtivo dos ambientes de pesquisa e desenvolvimento em Alagoas.
“Nosso papel, enquanto Secretaria, é conectar a inovação a soluções concretas para os negócios, com potencial de gerar impactos diretos na economia alagoana. A visita da ZTT ao Centro de Pesquisa Edge, dentro do nosso Centro de Inovação, é um grande passo para ampliar cada vez mais a capacidade econômica do Estado”, destacou o Secretário.
Durante a visita, a ZTT conheceu o portfólio de soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Edge e pelo Instituto Vertex, voltadas para atender demandas industriais de alta complexidade com foco em inovação aplicada. Foram apresentados projetos já realizados em parceria com grandes empresas, demonstrando a capacidade do ecossistema alagoano de oferecer soluções robustas, eficientes e alinhadas aos desafios da indústria 4.0.

Além das frentes tecnológicas, a visita também teve como objetivo apresentar à ZTT os fundamentos e benefícios da Lei nº 8.248/9 (Lei de Informática). O coordenador do Edge, Rodrigo Paes, explicou à equipe da ZTT sobre os incentivos previstos na legislação brasileira para pesquisa e desenvolvimento .

“A empresa ainda não é aderente à legislação, e esse momento foi importante para detalhar os mecanismos que permitem o acesso aos incentivos previstos, viabilizando a execução de projetos de pesquisa e desenvolvimento em território nacional”, destacou Rodrigo.
A expectativa é que esse primeiro contato evolua para parcerias institucionais, impulsionando a atuação da ZTT no Brasil por meio de projetos conjuntos. A iniciativa também pode fortalecer a base tecnológica de Alagoas e atrair novos investimentos em inovação.
Mais lidas
-
1Posto 7
Assessor político é encontrado morto dentro de veículo próximo a base da Oplit na Jatiúca
-
2Cinema
F1: O filme com Brad Pitt é baseado em história real?
-
3Sem Alma existe?
Quem é o verdadeiro Sem Alma da série brasileira 'DNA do Crime'?
-
4Reoxigenação
Eleição do PT-AL chega à reta final
-
5Redes sociais
PED do PT: Chapa denuncia compra de votos, bolsonaristas e entregas de cestas básicas