Ciência e Tecnologia
Maratona da Inovação premia estudantes da rede pública durante o Alagoas Summit
Melhores projetos de tecnologia e inovação recebem premiação de até R$ 6 mil
Os três melhores projetos foram premiados pelo Governo de Alagoas com valores de R$ 3 mil (1º lugar), R$ 2 mil (2º lugar) e R$ 1 mil (3º lugar), para que os estudantes possam investir na evolução de suas pesquisas, por meio da compra de materiais e equipamentos.
A equipe Greenwrap conquistou o primeiro lugar com o desenvolvimento de um plástico biodegradável e inteligente, feito a partir de resíduos alimentares como casca de uva e caroço de manga, capaz de monitorar o frescor dos alimentos e contribuir para a redução do desperdício.
Em segundo lugar, ficou a equipe Araplast, com a proposta de produzir embalagens sustentáveis a partir de fontes renováveis como alternativa ao plástico convencional, voltada para empresas que desejam ampliar seus portfólios com soluções ecológicas.
Já o terceiro lugar foi conquistado pela equipe TechCity, que criou uma plataforma com aplicação de gamificação para ensinar, de forma lúdica e interativa, temas relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e cidades inteligentes a estudantes alagoanos.

Preparação para desafios do mercado
Para o professor Hérmani Magalhães, um dos responsáveis pela Maratona, a participação dos estudantes da rede pública foi o grande destaque da iniciativa.
“Foi muito bacana ver alunos do ensino médio e professores engajados em potencializar seus projetos com inovação. Todas as equipes tiveram o mesmo tempo de mentoria e, ao final dos dois dias, apresentaram seus pitchs para a competição final. Tenho certeza de que saíram daqui mais empolgados e muito mais preparados para os desafios do mercado”, destacou o professor.
O secretário da Secti, Silvio Bulhões, ressaltou a importância de iniciativas como essa para o desenvolvimento da educação e do empreendedorismo em Alagoas.
“A Maratona de Inovação representa o futuro que queremos para o nosso estado. Ver jovens da rede pública criando soluções tecnológicas com potencial real de impacto social e ambiental é a prova de que o investimento em ciência e inovação traz resultados concretos. O Governo de Alagoas seguirá apoiando iniciativas que promovam inclusão, conhecimento e oportunidades para nossa juventude”, afirmou o secretário.
Mais lidas
-
1Polêmica!
Jogador Raphinha demite o próprio pai após esposa notar sumiço de milhões de reais
-
2Programa
Prefeito Rodrigo Cunha lança programa Sorriso da Gente para ampliar atendimento odontológico em Maceió
-
3Competição
Estudantes da rede pública dominam pódios e somam 93 medalhas nos Jeal
-
4Copa do Mundo
Brasil vence a Escócia por 3 a 0 e avança às oitavas de final na liderança do Grupo C
-
5Parte baixa
DMTT instala nova sinalização na curva da Jatiúca para aumentar segurança no trânsito em Maceió




