Ciência e Tecnologia

Sistema Eletrônico de Informações colabora com transformação digital em Alagoas

Por Ascom Seplag 24/05/2025 13h12
Sistema Eletrônico de Informações colabora com transformação digital em Alagoas
Secretária Paula Dantas, destaca o SEI como uma das ferramentas de inovação do Estado - Foto: Seplag

A administração pública de Alagoas passou por uma verdadeira transformação nos últimos anos. O que antes era feito em pilhas de papel, trâmites presenciais e filas nos corredores dos órgãos públicos, hoje acontece com poucos cliques, de qualquer lugar. Essa revolução começou com a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), uma ferramenta que se consolidou como símbolo da modernização da gestão pública, e que ganhou, no último mês de abril, uma nova atualização, o SEI 4.0.

Segundo Juliano Farias, diretor de Serviços de Tecnologia em Informática e Telecomunicação do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação de Alagoas (Itec), antes da implementação da plataforma os processos administrativos eram inteiramente físicos. “Os documentos precisavam ser impressos, assinados manualmente e transportados entre setores. Isso gerava lentidão, risco de extravios e custos altos com papel, combustível e pessoal”, relembra.





Foi nesse contexto que, no ano de 2017, o Estado de Alagoas implantou o SEI, num processo que envolveu a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), responsável pela gestão estratégica, regulamentações e treinamentos, através do Núcleo Técnico Gestor (NTG). O trabalho de aculturação dos servidores, fortalecendo o uso da plataforma, ficou sob a responsabilidade da Superintendência de Modernização da Gestão da Seplag (Sumoge), da Seplag, já o Itec ficou encarregado de garantir a infraestrutura tecnológica necessária, com servidores dedicados e recursos de alta disponibilidade.

Segundo Deisielle Souza, superintendente da Sumoge, o SEI tem sido fundamental para simplificar a vida de cidadãos, empresas e instituições. “Com o sistema, é possível protocolar documentos à distância, acompanhar processos em tempo real e assinar tudo eletronicamente, com mais autonomia e transparência. E a nova versão torna tudo isso ainda mais fluído e acessível”, pontua.

Facilidade no serviço público

A modernização alcançada por meio do SEI é sentida nas repartições públicas do Estado, através da rotina de trabalho dos servidores, como aponta Rodrigo Silva, assessor técnico da Seplag, que utiliza diariamente o sistema.

“O SEI tem sido uma ferramenta de aprendizado e crescimento constante. Com a chegada da versão 4.0, espero ainda mais agilidade nos processos e avanços que contribuam para o desenvolvimento da gestão pública”, declara.


Para garantir que os servidores possam explorar ao máximo os recursos da plataforma, o NTG conta com o Núcleo Técnico Setorial (NTS), um ponto de apoio fundamental presente em todos os órgãos e entidades do estado. Os membros do NTS são responsáveis por orientar os usuários internos, disponibilizar acessos e esclarecer dúvidas técnicas, contribuindo para uma experiência mais fluida e segura dentro do sistema.

“São eles que, atuando internamente, viabilizam as ações que permitem aos usuários utilizar o sistema de forma eficaz e sustentável”, explica Kerchenn Elteque, coordenador do NTG e assessor especial da Seplag.

“O nosso papel é facilitar o uso do SEI no cotidiano dos servidores, garantindo que eles tenham suporte para acessar e utilizar todas as funcionalidades com eficiência e autonomia”, complementa Mário Andretti, membro do NTS e assessor especial da Seplag.

Consolidação da modernização da gestão pública

A versão 4.0 é a mais nova atualização do SEI, que foi concluída no dia 22 de abril. Com ela, os usuários passaram a contar com uma interface moderna, responsiva e compatível com dispositivos móveis. Além disso, a nova versão introduz paineis de controle personalizáveis, inclusão do nome social, promovendo diversidade, assinaturas em lote com mais controle, blocos de assinatura e reunião, e o SEI Federação, que permite o compartilhamento de processos entre instituições públicas.


No intuito de minimizar os impactos do processo de mudança e também para manter os servidores adaptados à ferramenta, o curso SEI Usar está sendo ofertado para oferecer conhecimento sobre as funcionalidades, melhorias, orientações práticas sobre como navegar pela interface, entre outros direcionamentos.

“Além de preparar os servidores para lidar com o novo ambiente do SEI, o curso estimula uma cultura de inovação e gestão eficiente de documentos e processos, fortalecendo a atuação institucional dos órgãos públicos”, enfatiza Rossane Ramos, instrutora do curso SEI Usar e Assessora Especial da Seplag.

Herança digital

A transformação digital vivenciada em Alagoas é resultado de uma série de esforços estratégicos liderados pelo Governo do Estado, com foco em tornar a administração pública mais eficiente, transparente e acessível. Nesse processo, o papel da Seplag tem sido essencial, conduzindo iniciativas que fortalecem a inovação e a cultura digital em todos os níveis do serviço público.

À frente dessa missão, a secretária de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Paula Dantas, destaca o SEI como uma das ferramentas centrais dessa mudança: “Mirar na modernização da gestão pública corresponde a estar alinhado ao presente e às tendências do futuro. E o SEI representa um dos pilares dessa transformação digital em Alagoas. Nós estamos construindo um Estado mais digital, transparente e eficiente, onde servidores e cidadãos se beneficiam de processos mais ágeis e seguros. O governo Paulo Dantas continuará investindo em inovação, capacitação e integração para que essa evolução seja contínua e alcance cada vez mais pessoas”.

Além de beneficiar os servidores públicos, o SEI também está disponível para uso da população. Cidadãos podem acessar o sistema para acompanhar processos administrativos, protocolar documentos e assinar contratos eletronicamente. Para isso, é necessário realizar um cadastro como usuário externo, o que permite a participação em processos administrativos junto ao Poder Executivo do Estado de Alagoas.