Ciência e Tecnologia
Empreendedores alagoanos participam do maior evento de games da América Latina

Com um mercado que movimenta cerca de R$ 12 bilhões por ano no Brasil, a indústria de games cresce em ritmo acelerado e tem movimentado empreendedores alagoanos. De olho nesse cenário promissor, o Sebrae Alagoas promoveu a 1ª Missão da Indústria de Games, levando 16 empresários do estado para a Gamescom Latam 2025, a edição latino-americana do maior evento de games. A feira aconteceu de 30 de abril a 4 de maio, no Distrito Anhembi, em São Paulo.
A presença alagoana no evento foi marcante. Entre os Sebraes de todo o país, Alagoas ficou em 3º lugar no Brasil e em 1º no Nordeste em número de empreendedores participantes. Segundo Themis Monteiro, analista do Sebrae Alagoas e responsável pela missão, a participação teve impacto direto na ampliação de networking e no posicionamento dos negócios alagoanos no cenário nacional, a exemplo de dois empresários que participaram de rodadas de negócios com players de todo o mundo, na arena B2B.
“Nossos empresários fizeram contatos valiosos com players de todo o mundo. Vale ressaltar que o Brasil ocupa o primeiro lugar da América Latina nessa indústria e existe muita oportunidade de prestação de serviços (outsourcing) para os estúdios brasileiros. O mercado é bastante segmentado, com vários especialistas, já que são várias etapas que envolvem o processo de produção de um game”, explicou a analista.
Destaques
Além da missão estadual, o Sebrae contou com um estande de 90 m², onde foram exibidos 20 games selecionados de diversas regiões do Brasil. “Ao todo, 10 estados levaram suas missões e o Sebrae Alagoas não ficou de fora. A missão foi um passo importante para consolidar Alagoas como um pólo emergente na indústria criativa de games”, destacou Themis Monteiro. Duas empresas alagoanas foram destaque e participaram do programa de Pré-aceleração do CRIE GAMES Sebrae SP, com acesso a rodadas de negócios com players internacionais do setor.
Para Felipe Jatobá, fundador do Ximbra Studio, a experiência foi transformadora. “Essa missão do Sebrae superou todas as expectativas. Nosso grupo voltou muito mais unido, com novas ideias e mais confiança no nosso potencial. Fizemos contatos importantes, vimos de perto o tamanho dessa indústria e voltamos cheios de vontade de produzir mais. Foi uma experiência incrível”, avaliou o fundador do Estúdio e um dos Coordenadores do Coletivo DEJA (Coletivo de Desenvolvimento de Jogos de Alagoas).
O mesmo sentimento foi compartilhado por Thiago Cortez, do estúdio Mango Salad Games. “A participação na Gamescom Latam foi extremamente produtiva. Tivemos a chance de mostrar que existimos enquanto estúdio alagoano, reforçando nossa presença no mercado. As conexões feitas e os aprendizados nas palestras vão nos ajudar a fortalecer ainda mais nosso estúdio e o cenário local”, disse.
A Gamescom Latam 2025 recebeu 131.854 visitantes e contou com a participação de gigantes do setor, como Nintendo, Ubisoft e SEGA. A feira atraiu um público diverso de várias partes do Brasil e do mundo, incluindo desenvolvedores, publishers, investidores, aceleradoras e fãs de jogos eletrônicos, cujo número cresce a cada ano, expandindo o mercado que já é um dos mais promissores do setor de tecnologia.
Mais lidas
-
1Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
2Serraria
Duas pessoas morrem em acidente entre moto e caminhão na Via Expressa
-
3Intervalo entre filmes
Fim épico ou fiasco? Velozes e Furiosos 11 está quebrando um recorde indesejado da franquia
-
4Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
5Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo