Ciência e Tecnologia
Secom Alagoas lança plataforma de inteligência artificial inédita para gestão de publicidade
Diana promete transparência e agilidade na comunicação governamental
A Secretaria de Estado da Comunicação de Alagoas (Secom) lançou, nesta terça-feira (29), um modelo inovador de gestão de processos de publicidade, pioneiro no Brasil. Durante o lançamento da nova ferramenta, o secretário Wendel Palhares destacou: “Inovação é a marca da gestão Paulo Dantas” A grande novidade é a plataforma 'Diana', uma inteligência artificial desenvolvida para otimizar a comunicação institucional voltada à publicidade de ações e programas governamentais.
A apresentação aconteceu no auditório Aqualtune, do Palácio República dos Palmares, reunindo representantes de agências, servidores das assessorias de comunicação e do setor financeiro de secretarias e órgãos estaduais.
A ferramenta promete agilizar demandas e fortalecer a interação entre a Secom e as demais secretarias e órgãos do Estado.
Com a implementação da Diana, os processos de publicidade ganharão ainda mais transparência, modernidade e agilidade. O acesso facilitado às informações será um dos grandes diferenciais, permitindo consultas de forma simples e rápida. As solicitações de processos continuarão a ser realizadas via Sistema Eletrônico de Informações (SEI), sendo também registradas na nova plataforma.
Para Wendel Palhares, a nova plataforma vai impactar diretamente nos processos de publicidade recebidos pela Secom. "Este é um marco no nosso trabalho de modernização da comunicação governamental. Estamos otimizando, significativamente, o tempo despendido na elaboração dos processos de publicidade. A Diana nos permite alçar voos mais altos, direcionando nossos esforços da esfera puramente operacional para o planejamento estratégico e a execução tática das nossas ações de comunicação", resume.
Segundo Vanine Cedrim, responsável pelo atendimento da agência Disrupy, a novidade é vista com otimismo pelo setor. "A nova plataforma vem tanto para auxiliar na gestão da Secom com as agências, quanto para organizar e dar mais celeridade aos processos que eles nos enviam. Como comunicação mesmo, será um caminho mais curto para termos acesso às informações", explica Cedrim.
Como vai funcionar
Na prática, o assessor de comunicação inicia o processo no SEI e cadastra, também, na plataforma Diana, registrando dados essenciais da campanha. A plataforma gera automaticamente um espelho da campanha, detalhando as peças publicitárias. Após a aprovação da Secom, a secretaria responsável solicita o empenho financeiro, anexando o comprovante, tanto no SEI quanto na nova plataforma.
As agências de publicidade licitadas utilizarão a Diana para solicitar o faturamento de seus serviços. A principal vantagem do sistema é permitir que cada secretaria acompanhe em tempo real todas as etapas do processo, proporcionando maior transparência e controle sobre a publicidade institucional.
Mais lidas
-
1Um retorno que vira pesadelo
Filme 'Maldição da Múmia' apresenta novo horror sobrenatural em teaser
-
2Susto!
Motorista prende cabeça do cantor Zezé Di Camargo no vidro do carro; veja vídeo
-
3Começou
Conheça os 21 participantes do Big Brother Brasil em 2026
-
4Planejamento
IMA orienta sobre cuidados necessários ao fazer uma trilha ecológica
-
5Atração
Praia do Toque e suas piscinas naturais



