Ciência e Tecnologia
Estudantes de Alagoas recebem três prêmios na Febrace 2025
Projeto foi desenvolvido por alunos da Escola Estadual Professor Rosalvo Lôbo, em Maceió

O projeto "Barbatimed: produção de membrana biodegradável a partir do amido da casca da mandioca (Manihot esculenta Crantz) utilizando extrato do barbatimão (Stryphnodendron barbatiman) como alternativa ecológica para curativos", desenvolvido por estudantes da Escola Estadual Professor Rosalvo Lôbo, em Maceió, foi premiado em três categorias na 23ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), realizada entre os dias 25 e 28 de março, na Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista.
O trabalho conquistou o 2º lugar na categoria Ciências Biológicas e recebeu menção honrosa na categoria "Destaques Unidades da Federação". Além disso, foi contemplado com o Prêmio Ricoh de Desenvolvimento Sustentável 2025, concedido pela Ricoh Americas Corporation. Os estudantes Feliphe David de Oliveira e Hadassa Soares Gomes da Silva, sob orientação da professora Tatiane de Omena Lima, também receberam certificados digitais por essa premiação.
Febrace é a maior mostra nacional de projetos de ciências e engenharia desenvolvidos por estudantes do ensino básico e técnico de todo o Brasil. Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e promovendo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas.
Nesta edição, foram selecionados 300 projetos finalistas, desenvolvidos por 671 estudantes e orientados por 462 professores, representando 269 escolas públicas e privadas de todas as regiões do país. Os projetos foram avaliados por especialistas, docentes da USP e de universidades parceiras, além de profissionais da indústria.
Os melhores trabalhos foram premiados com troféus, medalhas, bolsas de estudo, estágios e credenciais para eventos nacionais e internacionais, como a Regeneron ISEF 2025, maior feira internacional de ciência e engenharia pré-universitária, que será realizada em maio, nos Estados Unidos.
Veja a relação completa dos premiados aqui.
************
Sobre a Febrace:
A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) é promovida pela Escola Politécnica da USP e realizada anualmente pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC). Seu objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo entre estudantes do ensino básico e técnico, promovendo soluções inovadoras para desafios contemporâneos. O evento conta com o apoio de diversas instituições acadêmicas, governamentais e da iniciativa privada. Esta edição tem o patrocínio da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, Petrobras, Sebrae e apoio institucional do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Governo Federal, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Conselho Regional de Técnicos do Estado de São Paulo – CRT-SP.
Mais lidas
-
1Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela
-
2Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
3Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
4Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
5Intervalo entre filmes
Fim épico ou fiasco? Velozes e Furiosos 11 está quebrando um recorde indesejado da franquia