Ciência e Tecnologia

Pesquisadora alagoana descobre nova espécie de parasita no Cerrado e coloca Brasil no mapa da ciência mundial

Por Tribuna Hoje 08/04/2025 09h59 - Atualizado em 08/04/2025 18h09
Pesquisadora alagoana descobre nova espécie de parasita no Cerrado e coloca Brasil no mapa da ciência mundial
Izabelle Carvalho - Foto: Arquivo Pessoal

Você sabia que ainda existem parasitas desconhecidos escondidos no Cerrado brasileiro? Pois é! Uma pesquisa realizada durante um doutorado revelou uma descoberta científica surpreendente: uma nova espécie de Plasmodium, o mesmo gênero de parasitas causadores da malária, acaba de ser identificada em território nacional.

Batizada de Plasmodium brasiliensis, a nova espécie é resultado de anos de trabalho árduo por pesquisadores brasileiros, entre eles, a alagoana Izabelle Carvalho. A jornada envolveu expedições por diferentes regiões do Cerrado, análises laboratoriais minuciosas, bioinformática, escrita científica e incontáveis desafios. Tudo isso com um objetivo: compreender melhor a biodiversidade invisível que habita esse importante bioma.

"Fazer ciência no Brasil não é fácil", relata a pesquisadora responsável pelo estudo. "Mas cada perrengue enfrentado no caminho valeu a pena para trazer essa descoberta 100% brasileira à tona." O projeto é um exemplo do poder da colaboração científica e da dedicação de quem acredita no potencial da ciência feita no país.

Mais do que descrever uma nova espécie, o trabalho acende um alerta para a rica — e ainda pouco conhecida — diversidade parasitária no Brasil. E reforça a importância de investir na pesquisa nacional, que segue desbravando o desconhecido, mesmo diante das adversidades.

Agora, com a descoberta publicada e reconhecida, o Plasmodium brasiliensis entra para a história como um marco na parasitologia brasileira. E como inspiração para futuras gerações de cientistas.

Arquivo da pesquisa, em anexo abaixo: