Ciência e Tecnologia

Alagoas avança no ranking nacional de Inovação com desenvolvimento tecnológico

Crescimento reflete o fortalecimento do ecossistema de inovação e o papel estratégico do Sebrae Alagoas

Por Assessoria 14/02/2025 13h30 - Atualizado em 14/02/2025 19h37
Alagoas avança no ranking nacional de Inovação com desenvolvimento tecnológico
O Sebrae Alagoas vem consolidando seu papel como agente estratégico no ecossistema de inovação, apoiando o crescimento de startups, negócios criativos e de impacto, e promovendo a interiorização da in - Foto: Sebrae/AL

Alagoas subiu seis posições no Ranking Nacional de Inovação dos Estados Brasileiros, passando da 27ª para a 21ª posição entre 2014 e 2024. O estado registrou crescimento no índice de inovação, de 0,121 em 2014 para 0,143 em 2024, segundo o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), com base no Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento (IBID).

Esse estudo não apenas avalia o desempenho em inovação, mas também analisa as condições que tornam o estado mais favorável ao desenvolvimento tecnológico. Nesse contexto, o Sebrae Alagoas consolidou seu papel como um agente estratégico no ecossistema de inovação, apoiando o crescimento de startups, negócios criativos e de impacto, e promovendo a interiorização da inovação no estado.

De acordo com Áurea Andrade, gerente adjunta da Unidade de Soluções e Inovação do Sebrae Alagoas, esse desempenho foi impulsionado pelo avanço em ‘Conhecimento e Tecnologia’, que abrange produção científica, patentes e inovação em processos. “Esse resultado é fruto do esforço contínuo do estado em fortalecer sua capacidade de inovação e aplicar conhecimento tecnológico”, destacou Áurea.

Iniciativas estratégicas do Sebrae

Por meio de uma série de ações e programas estratégicos, a instituição tem apoiado empreendedores em diversas fases de desenvolvimento de seus negócios, com foco na criação de soluções inovadoras e escaláveis, além de expandir suas ações para o interior do estado, promovendo a interiorização do ecossistema de inovação e fortalecendo os polos de tecnologia e inovação nos municípios alagoanos.

Entre as principais iniciativas realizadas pelo Sebrae que contribuíram para a ascensão no ranking estão:

Sebraelab, Espaço Maker e coworking: ambientes que promovem inovação, prototipagem e networking​;
Programas de aceleração: apoio técnico e financeiro a startups, com acesso a mentores e investidores​;
Editais de aceleração (Centelha, Tecnova, Geração do Hoje): incentivo financeiro e capacitação para startups​;
Encontros de integração do Ecossistema de Inovação: reuniram mais de 150 representantes de instituições em 2022 e 2023​;
Capacitações em ecossistemas de inovação: oficinas sobre governo digital, captação de recursos e modelagem de negócios, com mais de 200 participantes​.
Ampliação do número de Agentes de Ecossistema de Inovação

O Sebrae Alagoas também ampliou o número de Agentes de Ecossistema de Inovação, contemplando as regiões do Sertão, Agreste e Litoral Sul, além de Maceió, totalizando seis agentes ativos nos territórios e que atuam diretamente no relacionamento com as empresas e instituições locais, fortalecendo a interiorização da inovação.

O projeto também proporcionou aumentos expressivos no grau de maturidade dos ecossistemas de inovação. O Ecossistema de Maceió, por exemplo, apresentou um aumento de 53,4%, enquanto o Ecossistema do Sertão Alagoano 107%, do Agreste Alagoano avançou 122,9%, e o do Litoral Sul 174,4%, segundo as mensurações realizadas pela Metodologia ELI (Ecossistemas Locais de Inovação) aplicada entre 2020 e 2024.

Além desses resultados, o número de startups cadastradas cresceu 40% nos últimos dois anos, e as startups atendidas pela instituição reportaram um aumento médio de 15% no seu faturamento. “Temos dois indicadores do nosso Programa Impulso Tecnológico justamente para medir a inovação, modernização e adoção de novas tecnologias pelas empresas alagoanas. Assim nós podemos avaliar o impacto do Sebrae nessa evolução”, finalizou Áurea Andrade.