Ciência e Tecnologia

Sistema Fiea reconhece colaboradores que inovam e empreendem na organização

Por Assessoria 13/12/2024 14h35
Sistema Fiea reconhece colaboradores que inovam e empreendem na organização
Inno-X incentiva criação de projetos inovadores e cultura intraempreendedora - Foto: Assessoria

Em um cenário de transformação acelerada dos negócios, o Sistema Fiea inova ao incentivar o intraempreendedorismo - ato de empreender e inovar dentro da própria empresa ou organização - entre os seus colaboradores. Na quarta-feira, 11, a instituição reconheceu três projetos apresentados pelos colaboradores que se destacaram no segundo ciclo do programa Inno-X. Nesta etapa, foram cerca de 50 inscrições.

O superintendente do Sesi/AL e diretor regional do Senai, Carlos Alberto Paes, lembrou que as instituições sempre foram inovadoras na oferta de soluções para os clientes e, agora, ampliam o foco na introdução da perspectiva empreendedora no dia a dia dos colaboradores. “É um projeto muito desafiador, mas, a gente já provou que é capaz de levar a agenda da inovação adiante”, ressaltou, durante o evento no Senai Poço.

As três ideias agraciadas foram o Painel Inteligente de Gestão de Chaves, um painel automatizado para gerenciamento de chaves de acesso às salas de aula, otimizando a liberação e devolução destas; o CyberSafe Senai, um serviço de consultoria em cibersegurança direcionado a indústrias e empresas que utilizam tecnologias digitais; e o Área Verde nas Unidades Operacionais, que visa à criação áreas verdes nas unidades operacionais do Sesi e Senai Alagoas, envolvendo colaboradores e alunos em sua construção e manutenção.

Para a diretora de Gestão Estratégica do Sistema Fiea, Nathália Romaguera, a inovação tem que ser um propósito de vida, baseado na inquietude. “É não se conformar com o que não agrega valor e não faz mais sentido”, afirmou, ao revelar que a entidade, que já tinha uma veia inovadora, nos últimos anos, investe de forma sistemática na inovação e no intraempreendedorismo.

Os investimentos nos talentos internos já viraram até negócio. Durante a premiação, os técnicos de laboratório do HUB Senai de Inovação e Tecnologia Adrian Vieira e Gabriel Henrique, criadores do Sistema de Medição de Temperatura com Conectividade, apresentaram o produto com o objetivo de inspirar os colegas.

A ideia premiada na Trilha da Inovação 2023, promovida pelo Sistema Fiea para incentivar a inovação entre os colaboradores, consiste na instalação de sensores de temperatura nas empresas, com monitoramento em tempo real. A ferramenta facilita, especialmente, a vida nas indústrias de alimentos e de produtos perecíveis. O projeto que nasceu dentro de um programa de inovação interno tornou-se uma oportunidade de negócio para o Senai, que já tem clientes na fila para adquiri-lo.

Luciana Melo, gerente de Gente e Cultura, explica que a mentalidade intraempreendedora é tão estratégica para o Sistema Fiea que é uma das competências trabalhadas durante o ano. “Inovar é fazer cada vez mais diferente e os colaboradores entendem isso. Já temos mais de 300 ideias cadastradas nos programas de inovação”, contou.

Este é um movimento sem volta que envolve todos os setores da organização, diz o analista de Inovação Marcel Muller. “Essa mentalidade intraempreendedora já estava presente nos colaboradores da Fiea, Sesi, Senai e IEL. Agora, virou uma política mais organizada. Este momento de hoje é uma forma de reconhecer e celebrar o intraempreendedorismo”, revelou.

A presença da alta gestão e de lideranças na solenidade mostra como essa iniciativa é valorizada no Sistema Fiea. Entre elas, a diretora de Educação e Tecnologia, Cristina Suruagy e de Marketing e Segurança e Saúde para a Indústria, Cláudia Piatti. Os troféus entregues aos destaques foram feitos nas impressoras 3D do HUB Senai, localizado na unidade do bairro do Poço.