Ciência e Tecnologia

Entrevista sobre Erosão Marinha na costa brasileira em rádio pernambucana repercute em Alagoas

Engenheiro Marco Lyra alertou mais uma vez para a urgência de salvar as praias alagoanas

Por Claudio Bulgarelli 10/11/2024 08h23
Entrevista sobre Erosão Marinha na costa brasileira em rádio pernambucana repercute em Alagoas
Engenheiro alertou mais uma vez para a urgência da proteção costeira - Foto: Divulgação

Na última quinta-feira, dia 7, o engenheiro Marco Lyra, especialista em proteção costeira, e CEO da Ocean Protections, participou de uma entrevista com o apresentador Chefe Renato, através da TOP RIO 90,5 FM, onde foi abordado o tema “Erosão marinha na costa brasileira”. A entrevista, onde muitos temas foram debatidos, e tratou de atualizar a situação que as cidades costeiras se encontram para o enfrentamento do avanço do mar, repercutiu entre ambientalistas em Alagoas, preocupados com o grande número de praias em risco na costa alagoana.
Na oportunidade, o engenheiro fez um paralelo entre dois casos emblemáticos de erosão costeira próximos a foz de rio, nas praias de Atafona, no Rio de Janeiro, próxima ao rio Paraíba do Sul e na praia do Peba em Alagoas, litoral sul de Alagoas, próxima ao Rio São Francisco, onde há necessidade de controlar o avanço do mar que tem destruído o patrimônio público, privado e ambiental.
Marco Lyra também apresentou alguns casos de sucesso em Alagoas e Pernambuco com uso de estruturas dissipativas, na verdade estruturas do tipo Bagwall e Sandbag, cujos resultados positivos promoveram a recuperação da praia natural recreativa, como nas praias de Costa Brava e Japaratinga, no litoral Norte e na Barra Nova, em Marechal Deodoro.
``As cidades litorâneas precisam de um plano de proteção costeira para resolver as questões das mudanças climáticas. É preciso procurar soluções sustentáveis do ponto de vista do meio ambiente e da recuperação de praias. Para isso a Ocean Protections tem apresentado soluções de engenharia para proteção das praias com foco na sustentabilidade do litoral. É preciso controlar a erosão costeira, precisamos restaurar e proteger os amortizadores costeiros, investir em resiliência antes que o desastre ocorra, garantindo um futuro melhor para nossas praias´´, afirmou o engenheiro Marco Lyra.