Ciência e Tecnologia
Secretário destaca o poder de Alagoas nas políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação
Evento reuniu grandes empresas nacionais e internacionais como a Petrobras, Embraer e Weg
Durante a terceira edição do encontro EdgeX, organizado pelo Centro de Inovação Edge da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o secretário da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), Silvio Bulhões, destacou o poder de Alagoas na construção de políticas públicas que envolvem as áreas de CT&I.
A abertura oficial do encontro ocorreu nesta quarta-feira, na Barra de São Miguel, e seguiu nesta quinta-feira com uma visita guiada ao Centro de Inovação, maior hub de tecnologia de Alagoas, localizado no bairro do Jaraguá.
Reunindo grandes empresas nacionais e internacionais, a exemplo da Embraer, Petrobras e Weg, a visita possibilitou com que os representantes conhecessem as iniciativas do Estado, por meio da Secti e da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), com os programas de incentivo ao empreendedorismo inovador e à qualificação técnica (Oxetech, Mentoring Team, Lagoon e os editais de fomento), além das funcionalidades do Centro de Inovação e seus papéis sociais.
Para o secretário Silvio Bulhões, encontros como esse são importantes para disseminar as ações de CT&I do Governo de Alagoas e uma forma dessas grandes empresas conhecerem as iniciativas e consumirem tecnologia alagoana.
“As empresas vêm aqui para conhecer a realidade do nosso ecossistema de inovação, os programas do Governo do Estado e da própria Universidade Federal, para levar essas experiências para possíveis novos clientes. Alagoas hoje é referência na política pública de ciência, tecnologia e inovação, e a partir desse momento já colhemos grandes frutos, investindo recursos próprios, mostrando o quanto a gestão do governador Paulo Dantas coloca essas políticas como prioridade na sua gestão.” destacou o secretário.
O EdgeX segue até esta sexta-feira (8) com palestras técnicas da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), além de apresentações de cases de sucesso.
Sobre o Edge
Criado em 2015, no Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas, o Edge tornou-se referência nacional na atuação em projetos de pesquisa e desenvolvimento, entregando resultados e impulsionando pessoas e empresas para a inovação.
Espalhados em sete laboratórios, conta com mais 250 profissionais de alta performance, prontos para atender às principais necessidades dos nossos parceiros, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico do país.
Mais lidas
-
1Streaming
O que é verdade e o que é mentira na série Senna, da Netflix?
-
2209 anos
Celebrado nesta quinta (5), aniversário de Maceió tem festa na orla
-
3Galo
Planejamento muda no CRB após chegar um novo treinador
-
4Fora de campo
Em liberdade condicional, ex-jogador Daniel Alves 'se converte' e pode virar cantor gospel; veja vídeo
-
5Operação Trapaça
Mulher e sócio do influenciador Kel Ferreti também são presos em operação do Gaesf