Ciência e Tecnologia
Alagoas testa IA inédita para apoiar a gestão de gabinetes parlamentares
Ferramenta criada pela Legisla Brasil pretende atingir até 60 mil mandatos
A Legisla Brasil acaba de lançar a AssessorAí, a primeira Inteligência Artificial criada para apoiar a execução de tarefas legislativas nos gabinetes parlamentares brasileiros. Desenvolvida para otimizar o tempo e os recursos das equipes, a ferramenta está em fase piloto em Alagoas e em outros estados, como São Paulo, Paraná, Pernambuco, Pará, Maranhão, Amazonas, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
A tecnologia foi criada para enfrentar um cenário no qual o Legislativo tem cada vez mais poder e capacidade de incidir no orçamento e na fiscalização do executivo. O objetivo é permitir que políticos se concentrem em decisões estratégicas e consigam cumprir suas promessas de campanha. Segundo a Legisla Brasil, em um país em que 59% dos brasileiros não confiam no Legislativo, a AssessorAí busca oferecer uma solução para melhorar a atuação parlamentar e retomar a confiança do eleitor.
"A AssessorAÍ chega para simplificar o trabalho diário dos gabinetes e fornecer suporte técnico essencial, permitindo que parlamentares possam focar em temas estratégicos e cumprir suas promessas de campanha", afirmou Fernando Moura, diretor executivo da Legisla Brasil.
A plataforma foi desenvolvida para ser utilizada tanto em municípios pequenos quanto em grandes centros urbanos, para facilitar a gestão de mandatos de vereadores a deputados federais. Ao contrário de outras IAs generativas, como o ChatGPT, a AssessorAí é especificamente treinada para garantir que o parlamentar cumpra com excelência suas funções legislativas, fiscalizatórias e mobilizadoras. Sua interface permite acesso rápido e prático, com o objetivo de transformar promessas de campanha em políticas públicas, a partir de dados e análises sobre projetos de lei e demandas dos eleitores.
Treinada a partir do acúmulo de sete anos de experiência da Legisla em planejamento estratégico, a AssessorAí também orienta sobre boas práticas adotadas por outros mandatos, para melhorar a capacidade de entrega em gabinetes de diferentes regiões e espectros políticos. Além disso, a solução automatiza e otimiza atividades, elaboração de ofícios e relatórios.
“Conhecemos a realidade dos mandatos parlamentares do Brasil: possuem muito trabalho e pouco instrumento para balizar qualidade. A AssessorAÍ vai tornar nacional o acesso à boas práticas do legislativo”, conta Lana Faria, diretora de operações da Legisla Brasil.
Expansão
A ferramenta tem potencial para atingir até 60 mil mandatos parlamentares em todo o Brasil, de acordo com dados levantados pela Legisla Brasil. A previsão é de que o número seja expandido para 200 até dezembro. A partir de fevereiro de 2025, estará disponível para gabinetes de todo o país, com um modelo que permitirá o acesso básico gratuito. Para ter acesso à ferramenta é necessário entrar em uma lista de espera disponível em assessorai.org.
Com essa solução, a Legisla Brasil busca facilitar a gestão parlamentar e contribuir para o aumento da eficiência legislativa e fiscalizadora, com o objetivo de criar condições para que os mandatos atuem de forma planejada. Ao automatizar e fornecer subsídios técnicos embasados em evidências, a AssessorAí ajuda a liberar tempo para que os parlamentares possam focar na representação de seus eleitores e na criação de políticas públicas.
Sobre a Legisla Brasil
É uma organização social suprapartidária que busca tornar o poder legislativo mais representativo e efetivo. Fundada em 2017, a Legisla trabalha formando e fortalecendo equipes políticas de todo Brasil, auxiliando parlamentares e partidos a transformarem promessas de campanha em realidade.
Mais lidas
-
1Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
2Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
3Fora de campo
Em liberdade condicional, ex-jogador Daniel Alves 'se converte' e pode virar cantor gospel; veja vídeo
-
4Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
5Tragédia
IML de Maceió divulga relação de vítimas de acidente em União dos Palmares