Ciência e Tecnologia
Alagoas se torna o primeiro estado do Brasil com 100% de acessibilidade digital em seus sites
O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), em uma iniciativa pioneira, anunciou que se torna a primeira gestão estadual do Brasil a garantir a acessibilidade digital em 100% de seus sites. O anúncio foi feito durante o Link Festival, o maior evento dedicado à acessibilidade digital da América Latina, que reconheceu a contribuição de importantes profissionais e iniciativas na área durante sua mais recente edição no mês de agosto. Com a colaboração da Hand Talk, startup alagoana reconhecida pelo trabalho em inteligência artificial e acessibilidade digital, 81 sites do governo agora estão acessíveis a todos os cidadãos, incluindo aqueles com deficiência auditiva.
"Somos parceiros porque acreditamos muito no trabalho da Hand Talk, a maior empresa de tecnologia do estado, cuja inovação veio para melhorar a vida das pessoas", afirmou o secretário responsável pela implementação do projeto, Silvio Bulhões. Ele destacou a importância de tornar a informação pública acessível a todos, reafirmando o compromisso do governo com a inclusão.
“O Governo quer unir tecnologia e acessibilidade, tornando Alagoas um estado com autonomia e liberdade digital para pessoas com deficiência. Estamos debatendo vários projetos para tornar Alagoas um estado mais inclusivo, utilizando da tecnologia para quebrar barreiras e esse é um deles que já se tornou realidade”, afirmou o secretário.
CEO e cofundador da Hand Talk, Ronaldo Tenório expressou seu orgulho em contribuir para essa transformação. "É uma grande satisfação tornar nosso estado acessível. Acreditamos que a tecnologia deve servir a todos, e essa parceria é um passo significativo para garantir que ninguém fique para trás”.
A Hand Talk, que atua há mais de 10 anos no mercado, é uma empresa premiada internacionalmente, reconhecida como o Melhor Aplicativo Social pela Organização das Nações Unidas (ONU). A startup tem como missão quebrar barreiras de comunicação por meio da tecnologia, oferecendo soluções que promovem a inclusão. Suas principais ferramentas incluem o Hand Talk Plugin, uma solução de acessibilidade para sites que oferece diversos recursos assistivos, e o Hand Talk App, um aplicativo que permite a tradução e aprendizado de palavras na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e na Língua de Sinais Americana (ASL).
O Link Festival, realizado pela Hand Talk, reuniu, na 7ª edição, em agosto de 2024, mais de 5 mil pessoas online durante os dois dias do evento. A Hand Talk já conta com uma carteira de clientes renomados, incluindo empresas como Chevrolet, Hershey’s, LG, PepsiCo, Sodexo, Samsung e PwC, que reconhecem a importância da acessibilidade digital em suas plataformas
Sobre a Hand Talk
A Hand Talk é uma empresa que ajuda a quebrar a barreira de comunicação por meio da tecnologia. Há mais de 10 anos no mercado, apresenta duas soluções centrais: o Hand Talk Plugin, solução de acessibilidade para sites de empresas que conta com diversos recursos assistivos, e o Hand Talk App, aplicativo para pessoas interessadas em aprender e traduzir palavras na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Língua de Sinais Americana (ASL). É premiada internacionalmente como Melhor Aplicativo Social pela Organização das Nações Unidas (ONU), Solução mais Inovadora do Mundo pela Gifted Citizen, uma das startups mais inovadoras da América Latina pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e startup mais inovadora do Brasil pelo Rio Info. É pioneira no uso de inteligência artificial para acessibilidade e, em 2020, atingiu a marca de 1 bilhão de palavras traduzidas. Companhias como Chevrolet, Hershey’s, LG, PepsiCo, Sodexo, Samsung e PwC são parte da carteira de clientes da startup.
Mais lidas
-
1Série coreana
Quem é o jogador 001 em Round 6 Temporada 2? Entenda revelação
-
2Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
3Excesso
Comer sementes de maçã pode levar à morte?
-
4Streaming
O que é verdade e o que é mentira na série Senna, da Netflix?
-
5Luzes e cores
Queima de fogos na orla de Maceió vai durar 12 minutos