Ciência e Tecnologia
Prefeitura assegura avanços na mobilidade urbana de Maceió com tecnologia e infraestrutura
A gestão do prefeito JHC se destaca pelos investimentos em infraestrutura e tecnologia para aprimorar a mobilidade urbana de Maceió. Com a implementação de semáforos inteligentes com tecnologia 4G, a inauguração de uma sala de controle de trânsito e a criação de uma extensa malha cicloviária, a capital alagoana facilita o acesso e a circulação de ciclistas e motoristas na cidade.
“Maceió está crescendo muito, temos a necessidade de adotar novas estratégias para gerir o tráfego, com mais inteligência e tecnologia. Também precisamos valorizar e reconhecer o trabalho daqueles que atuam incansavelmente para gerir o trânsito da nossa cidade”, afirmou o prefeito.
Com um investimento de R$ 1,2 milhão, em maio deste ano, JHC entregou o novo Centro de Controle Operacional (CCO) do Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT), que centraliza a gestão do parque semafórico de Maceió, principalmente no que tange aos semáforos inteligentes conectados via 4G.
A partir do CCO, é possível detectar remotamente falhas nos semáforos ou em outros equipamentos do sistema, além de se comunicar diretamente com os condutores por meio de painéis de LED fixos e móveis espalhados pela cidade.
“Um terço dos semáforos de Maceió já são operados por inteligência artificial e metade deles já funciona por controle remoto com 4G. Antigamente, os agentes tinham que sair daqui e fazer essa substituição do tempo de forma analógica, mas agora, com essa tecnologia, melhoramos a capacidade do nosso trânsito em fluir melhor”, destacou JHC.
Maceió saiu de 30 km para 71 km de ciclovias e ciclofaixas, distribuídas pelos principais corredores de transporte da cidade. Essa malha cicloviária beneficia mais de 300 mil pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte ou como prática esportiva.
Conforto e segurança
A segurança nos transportes públicos de Maceió também foi reforçada com a instalação de painéis de LED e ações educativas contínuas, resultando em um ganho significativo de tempo de viagem. Para garantir um atendimento eficiente, o DMTT ampliou o atendimento em diversas regiões da capital, alterando o itinerário de cinco linhas e adicionando mais 12 linhas ao sistema.
Além disso, a gestão realizou outras iniciativas para melhorar a mobilidade urbana da cidade. “Fizemos apostas significativas, como a melhoria do transporte público com os ônibus geladões, o passe livre para estudantes e o Domingo é Livre para usuários do Vamu Cidadão”, ressaltou o prefeito.
Mais lidas
-
1Prontos para essa busca implacável?
Agente Kim: Reativado: a estreia da Netflix que esconde um ex-espião atrás do crachá
-
2Polêmica!
Jogador Raphinha demite o próprio pai após esposa notar sumiço de milhões de reais
-
3Programa
Prefeito Rodrigo Cunha lança programa Sorriso da Gente para ampliar atendimento odontológico em Maceió
-
4Competição
Estudantes da rede pública dominam pódios e somam 93 medalhas nos Jeal
-
5Copa do Mundo
Brasil vence a Escócia por 3 a 0 e avança às oitavas de final na liderança do Grupo C




