Ciência e Tecnologia
Colaborador do Senai de Alagoas é top 3 em desafio mundial da Adobe
Egberto Oliveira, da área de Soluções Digitais, participou de evento nos EUA
Com 21 anos de idade, o designer gráfico do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Alagoas (Senai/AL), Egberto Oliveira, ficou em terceiro lugar no Adobe Certified Professional 2023. A competição mundial testou as habilidades de design digital dos competidores com as ferramentas Adobe Photoshop, Illustrator e InDesign.
O profissional da área de Soluções Digitais credenciou-se para a disputa realizada em Orlando, na Flórida, após ficar em segundo lugar na etapa brasileira. Na América do Norte, o alagoano cumpriu o desafio de criar um pôster para um cliente do mundo real, o Comitê Internacional de Resgate (IRC), em menos de oito horas. Nesta tarefa, foi necessário demonstrar proficiência no uso do software Adobe Creative Cloud.
No último dia 2, Egberto foi anunciado no top 3 da competição. “Para mim, esse terceiro lugar representa uma vitória, me mostra que fiz a escolha certa”, disse o colaborador do Senai/AL. Segundo ele, a instituição foi peça-chave para as conquistas no Brasil e nos Estados Unidos, ao dar todo suporte para a viagem, além dos conhecimentos. “O curso técnico (ele estudou Informática para Internet no Senai) e a preparação para a Worldskills foi o que me deu todo conhecimento necessário para desempenhar bem no mundial”, explica.
A Worldskills é a maior competição de educação profissional do mundo. Durante a preparação para o evento, o Senai realiza a Olimpíada do Conhecimento em todo o país, na qual os alunos são selecionados e preparados para o mundial. Egberto também foi aluno do Sesi na Educação Básica.
Segundo ele, a competição da Adobe mostrou o mundo e a capacidade que possui de alçar voos mais altos. “Essa premiação mostrou, para mim, que o impossível também pode ser possível. Nem nos meus melhores sonhos eu conseguia imaginar que um ano depois de tudo de ruim que aconteceu eu seria o terceiro melhor aluno do mundo”, disse ele, ao lembrar-se de um acidente de moto que o abateu no ano passado.
O gerente do Senai Poço, Welton Barbosa, considerou o resultado “importantíssimo” por demonstrar que a equipe interna do Senai conta com profissionais de alto nível. “Isso demonstra que estamos capacitando nossos profissionais para que eles atuem em um nível de excelência e essas competições provam isso, que a gente está seguindo no caminho correto e que temos uma equipe interna que está pronta para desenvolver as soluções demandadas pelo mercado”, disse.
Planos
Superadas as dificuldades, Egberto agora só pensa no que vem pela frente. “Agora eu quero mais, poder conhecer outros lugares, culturas e pessoas... e eu só consigo enxergar isso por conta dessa primeira barreira que a premiação quebrou”, afirma.
O primeiro lugar do Adobe Certified Professional 2023 ficou com Kayla Crossen-Zawila, dos Estados Unidos; e o segundo com Boris Savov, da Bulgária. Em seu 10º ano, a competição de 2023 atraiu mais de 53 mil participantes em todo o mundo, incluindo as etapas nacionais.
Mais lidas
-
1Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
2Reviravolta!
Berta obriga Sirley a cometer crime em 'Mania de Você'
-
3R$ 51 milhões
Bonificação do Governo de Alagoas contempla mais de 21 mil servidores da Educação
-
4Excesso
Comer sementes de maçã pode levar à morte?
-
5Jogo de vida ou morte
'Sem Escalas', Final Explicado: Quem era o vilão do filme?