Ciência e Tecnologia

Propostas para revitalizar Centro de Maceió apontam para criatividade e inovação

Maratona de ideias reúne universitários no Sebrae durante fim de semana

Por Assessoria 17/04/2023 17h57 - Atualizado em 17/04/2023 22h40
Propostas para revitalizar Centro de Maceió apontam para criatividade e inovação
Dezenas de estudantes universitários contaram com o apoio de instrutores e mentores para apresentar soluções para o Centro - Foto: Assessoria

Apontar soluções para revitalização da região central de Maceió foi o desafio proposto pelo Ideathon 2023, uma maratona que começou na sexta-feira (14) e terminou na noite do domingo (16). A maioria dos trabalhos propôs o desenvolvimento de aplicativos, plataformas e projetos que retomam a vocação do centro como espaço de convívio, trocas, sejam comerciais ou simbólicas, a partir da cultura, da produção de dados e da inovação.

“Nós reunimos um grupo qualificado de estudantes universitários que receberam capacitações e mentorias ao longo do fim de semana e realizaram entregas com grande potencial inovador. Muitos deles estão na fase inicial da formação, mas já apresentam características essenciais ao empreendedorismo”, destaca a analista do Sebrae, Ana Madalena Sandes, responsável pela ação.

Dez equipes participaram do pitch final e, após avaliação, os três primeiros lugares foram definidos. Em terceiro lugar, o grupo R CAD – mais vida para sua cidade, que propôs uma consultoria para revitalizar pontos definidos a partir do potencial cultural e econômico; o segundo lugar ficou a Povoaí – você em cada cantinho, que apresentou um aplicativo para facilitar negócios imobiliários e incentivar ações culturais.

O primeiro lugar ficou com a equipe Bumba – a cidade é sua, que propôs um projeto que une gamificação, memória e valorização do patrimônio histórico e cultural a partir de figurinhas colecionáveis virtualmente, que agregam dados e geram bonificações. O prêmio para os integrantes da equipe vencedora é uma visita ao Porto Digital, em Recife (PE).

“Todas as equipes fizeram apresentações consistentes, baseadas em dados, fator essencial para a viabilização de ideias. São iniciativas que geram engajamento e podem virar negócios que, por sua vez, têm potencial para impactar positivamente o centro da nossa capital”, afirma Vinicius Lages, diretor-superintendente do Sebrae, que participou da banca examinadora juntamente com o diretor-técnico, Keylle Lima, e a arquiteta e empresária, Margíria Mércia.

Para Keylle Lima, o papel do Sebrae é apontar soluções, mas também unir poder público, empreendedores e instituições de ensino superior. “Trabalhamos com todos esses setores sempre com o objetivo de conectar propostas que possam fazer a diferença na vida das pessoas”, diz.

Na opinião de Margíria Mércia, reunir jovens estudantes em torno de uma discussão tão pertinente é inspirador para o próprio mercado. “Eu fico feliz em participar de iniciativas como essa, que une capacitação, conhecimento e oportunidade, tudo isso pensando em soluções para a cidade”, afirma.

Além das três equipes ranqueadas, mais sete grupos apresentaram seus trabalhos finais: CentroM, Gizmo Turismo, Ocupaê, Bairro Talk, Econecta, Clean e Sugere. Segundo Ana Madalena Sandes, os participantes interessados em dar continuidade aos projetos vão poder contar com o apoio do Sebrae. “A nossa intenção é não dispersar o grupo, que se mostrou engajado e disposto a desenvolver as potencialidades demonstradas durante o Ideathon, concluiu.