Ciência e Tecnologia
Projetos de startups irão combater evasão escolar no Pilar
A Prefeitura de Pilar deu o pontapé inicial, neste sábado (18), ao programa Inova Pilar Expert, iniciativa inédita que vai fomentar o empreendedorismo inovador por meio da execução de 15 projetos para solucionar demandas da população e da cidade, em parceria com o Senai Alagoas. O lançamento ocorreu durante o Weni XP, evento que reuniu, no Centro de Inovação do Polo Tecnológico de Maceió, profissionais e entusiastas da área tech.
O alcance social dos projetos salta aos olhos. No evento, foram anunciadas as 15 ideias selecionadas via edital nas áreas de educação, saúde e socioambiental (veja o resultado aqui: doity.com.br/programa-inova-pilar-expert). Um deles, por exemplo, vai desenvolver um curativo à base de mel, absorvível pela pele, para tratamento de feridas complexas. Outro caso é o "Monitora Pilar", que promete um monitoramento facial de cada estudante para permitir ao pai de aluno e à escola acompanhá-lo no trajeto até as aulas.
Agora, as startups vão participar de ações de capacitação ofertadas pelo Hub Senai de Inovação e Tecnologia, preparando-os para a criação dos produtos e sua comercialização junto ao poder público. Turismóloga da Prefeitura de Pilar e uma das responsáveis pelo programa, Priscila Pereira explica que cada startup terá 12 meses para implantar a sua solução.
"O Inova Pilar Expert é um desdobramento do Pilar Startup Challenge, uma competição que realizamos no ano passado, durante o Trakto Show. Agora, vamos materializar essas ideias na cidade de Pilar. A finalidade é aprimorar a prestação dos serviços públicos", afirma, destacando o fato de Pilar ser a primeira cidade do interior do Nordeste a investir recursos públicos em startups para o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, já se equiparando a capitais como Recife e Salvador.
Prefeito do Pilar, Renato Filho foi um dos palestrantes do Weni XP, onde apresentou o trabalho de criação de um ambiente de negócios capaz não apenas de fomentar o empreendedorismo, mas principalmente de dar oportunidades a quem mais precisa.
"Mudamos paradigmas da administração pública. Foi assim com a primeira escola municipal bilíngue do Brasil. Levamos também o Google for Education, compramos Chromebooks e instalamos internet nas casas dos alunos, fazendo de Pilar um case de sucesso. Criamos o Banco do Povo, agência que ajuda quem sempre sonhou em abrir o próprio negócio. E continuaremos sonhando alto, agora, com a chegada da Origem Energia e a pujança do gás natural", exemplificou o prefeito, que na última quinta (16) lançou o Polo Industrial Prefeito Jorge Barbosa, onde onze empresas já começaram a se instalar.
Outro diferencial do Inova Pilar Expert é que cada empresa é obrigada a adotar uma escola municipal para desenvolver ações de educação empreendedora. Esse é mais um detalhe da jornada que tem como principal objetivo transformar vidas, como afirma a supervisora de Inovação e Empreendedorismo do Senai, Nicolle Alencar.
"Teremos empresas nascendo na cidade. Hoje, Pilar dá mais uma demonstração de seu compromisso com o tema, incentivando ações de empreendedorismo que trarão resultados também em longo prazo", avalia a especialista.
Tecnologia para gerar oportunidades – O prefeito Renato Filho, primeiro idealizador do programa, defendeu que o incentivo à criatividade empreendedora e científica é um dever do gestor público. "Todo município e estado precisam ter pessoas para pensar o futuro, que pensam grande e contribuam para a construção dos próximos 20 anos, e isso não se restringe à equipe técnica da prefeitura ou governo. Temos o dever de incentivar a população, os pesquisadores e estudantes nesse processo", disse.
"As mudanças observadas em países de primeiro mundo também serão, em breve, uma realidade por aqui, e precisamos estar prontos. O empreendedorismo precisa ser visto como uma prioridade, para que, enquanto gestores, tomemos decisões mais assertivas. E a tecnologia e a inovação, aliadas a boas ideias e à vontade de fazer do gestor, podem nos trazer soluções para velhos problemas e, com isso, melhorar significativamente nossos indicadores sociais", afirmou Renato Filho.
Projetos – Entre os 15 projetos selecionados há drone criado por mulheres cientistas, chat para agilizar o atendimento na saúde pública, e uso de cogumelos na medicina. O curativo Curamel, produto genuinamente alagoano, pretende revolucionar o tratamento de feridas complexas. Derivado da caatinga, o biocurativo é 100% natural e deve ajudar especialmente as infecções ocasionadas pelo chamado pé diabético, de difícil tratamento.
"A eficácia do nosso curativo está em um mecanismo de ação que desidrata as bactérias encontradas na ferida, acelerando a cicatrização, diferentemente do que ocorre com medicamentos convencionais que, inclusive, são mais caros. E o fato dele ser absorvido pela pele traz outra vantagem, evitando, assim, a produção de lixo hospitalar", salienta Adriana.
"Sem falar que queremos criar uma cadeia produtiva sustentável, favorecendo a agricultura familiar e, com isso, gerando emprego e renda no campIdealizador do projeto Monitora Pilar, João Afonso Omena reconhece que os estudantes da rede municipal de Pilar já dispõem de muitas tecnologias, mas sua startup quer estender o alcance dessas ferramentas.
"Assim, atuaremos auxiliando na frequência escolar e, consequentemente, no combate à evasão. Por tudo isso é que o Inova Pilar também é um momento de celebração. Afinal, iniciativas como essa só fortalecem o ecossistema de startups em Alagoas, abrindo as portas para quem deseja empreender e estimulando novos modelos de negócios", declarou.
Mais lidas
-
1Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
2Reviravolta!
Berta obriga Sirley a cometer crime em 'Mania de Você'
-
3R$ 51 milhões
Bonificação do Governo de Alagoas contempla mais de 21 mil servidores da Educação
-
4Excesso
Comer sementes de maçã pode levar à morte?
-
5Jogo de vida ou morte
'Sem Escalas', Final Explicado: Quem era o vilão do filme?