Ciência e Tecnologia

Governo de Alagoas inaugura Oxetech e doa equipamentos para Unidade de Saúde de Traipu

Por Assessoria 04/03/2023 12h33 - Atualizado em 04/03/2023 13h18
Governo de Alagoas inaugura Oxetech e doa equipamentos para Unidade de Saúde de Traipu
Com a inauguração do Traipu Lab, o programa OxeTech atinge, hoje, sete cidades: Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos, Murici, Delmiro Gouveia, Penedo e Maceió - Foto: Agência Alagoas

A partir de agora, a população de Traipu contará com capacitações gratuitas em Tecnologia da Informação e Comunicação. É que o governador Paulo Dantas inaugurou o laboratório do programa Oxetech Lab na sexta-feira (04), no município. Na solenidade também foram entregues materiais e equipamentos que serão destinados à Unidade Mista de Saúde (UMS).



Ao lado do prefeito Lucas Santos, Paulo Dantas participou ainda da inauguração de uma série de obras públicas realizadas com recursos municipais, como a reforma e ampliação da Casa Maternal Maria Eulina dos Santos, a Escola de Música Pedro Basílio dos Santos, a UBS Ildelfonso Freitas, a reforma da praça Edmar Lima Dias, além da entrega de cinco ambulâncias e sete caminhonetes L-200.


Em seu discurso, o governador ressaltou a alegria de retornar a Traipu para levar benefícios ao município. "A gente veio aqui e entregou o Oxetech, que vai poder transformar vidas, porque, quando você passa por capacitação e formação, não tenho dúvida de que você se emancipa. E é isso que queremos para Traipu e para toda Alagoas. Tenho a alegria também de estar presente à inauguração e ampliação da Casa Maternal, onde o Governo pôde colaborar com a doação de materiais e equipamentos”.

A Unidade de Saúde vai receber do estado, camas hospitalares, armários, bisturi elétrico, cama PPP, berço aquecido e de acrílico, cadeiras fixa, cadeira de escritório, kit laringoscópio, armários, estantes, mesa de cabeceira e mesa redonda, estetoscópio, ventilador manual e sonar.


O governador anunciou ainda que levará em breve novas ações para Traipu. "Vamos manter todos os compromissos que assumimos anteriormente. E mais, vamos fazer aqui em Traipu uma orla linda; vamos fazer duas Creches Cria lindas, que devem gerar cerca de 100 empregos, 50 em cada uma, e todas as condições para receber 400 alunos, para que sejam educados na idade certa. O nosso ‘Alagoas de Ponta a Ponta’ também vai chegar ao município, levando rodovias importantes para a zona rural, garantindo maior mobilidade e o escoamento da produção agrícola nessa região", pontuou.

O prefeito do município, Lucas Santos, agradeceu a parceria do Governo de Alagoas com Traipu e ressaltou que esse trabalho em conjunto só tende a beneficiar cada vez mais a população.

Oxetech

Com a inauguração do Traipu Lab, o programa atinge, hoje, sete cidades, incluindo Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos, Murici, Delmiro Gouveia, Penedo e a capital, Maceió.

Os laboratórios presenciais para capacitação do OxeTech Lab objetivam, por intermédio de aulas teórico-práticas com monitores e equipamentos, ofertar cursos gratuitos na área de tecnologia e inovação e promover a conexão entre esses estudantes e as vagas de trabalho disponíveis no mercado alagoano.


E, também, ampliando as oportunidades para quem não tem acesso à internet com facilidade e democratizando e interiorizando o aprendizado em tecnologia como vetor de desenvolvimento e transformação socioeconômica num dos mercados que mais crescem atualmente.

O laboratório de Traipu será dividido em dois, sendo o primeiro com 15 computadores/vagas e, o segundo, com nove computadores/vagas. Inicialmente, serão seis turmas por dia, das 8h às 22h.

Todo equipado para atender à população de Traipu, o “Lab” vai oferecer cursos gratuitos de React Web Developer, Java Developer, JavaScript Game Developer, HTML Web Developer, Node.js Web Developer, Desenvolvedor Back-End PHP, Desenvolvedor Fullstack Python, Cloud Computing & Serverless, Desenvolvedor Front-end Angular, Desenvolvedor Front-end