Ciência e Tecnologia

Criadores do Instagram lançam seu novo app publicamente

Por Tech Mundo 24/02/2023 16h19
Criadores do Instagram lançam seu novo app publicamente
O app está disponível na App Store e Play Store para usuários em inglês - Foto: Divulgação

O Artifact, um aplicativo de notícias personalizadas criado pelos fundadores do Instagram, Kevin Systrom e Mike Krieger, foi aberto ao público sem necessidade de inscrição. O app incluiu a capacidade de discutir notícias com amigos e adiciona controles de feedback para uma experiência de leitura de notícias mais personalizada.

Os usuários poderão obter mais visibilidade sobre os seus hábitos de leitura de notícias com uma nova função de estatísticas. O Artifact também terá uma função que permitirá que os usuários visualizem um sinal que um determinado artigo é popular em sua rede de contatos.

Com a abertura, a empresa pretende criar uma plataforma mais privada e personalizada, que se concentra em interesses específicos e em conexões de rede, em vez de uma ampla gama de tópicos.

O que é o Artifact?

O Artifact usa tecnologia de aprendizado de máquina para criar uma seleção de artigos de notícias para cada usuário, com base em como eles interagem com o conteúdo do aplicativo. O foco do app na privacidade e no controle do usuário tentam torná-lo uma alternativa para as pessoas que procuram uma experiência de leitura de notícias menos invasiva.

Os criadores do aplicativo buscam fornecer ferramentas que permitam aos leitores controlar, personalizar e diversificar seu feed. O aplicativo tem como concorrentes gigantes da tecnologia, como o Google News, Apple News e o News Feed da Meta. Segundo a empresa, a lista de espera incluía cerca de 160 mil inscrições.

A demora no lançamento público se deu por falta de interesse do consumidor no próximo grande lançamento dos fundadores do Instagram, bem como porque a tecnologia subjacente requer uma certa quantidade de dados e um número suficiente de pessoas usando-a para oferecer a melhor experiência.