Ciência e Tecnologia

Empresa alagoana lança projeto que utiliza a tecnologia e o design para modernizar e transformar a educação no País

Trakto Educação chega para mudar a forma como professores compartilham seus conteúdos em sala de aula

Por Assessoria 10/02/2023 11h21
Empresa alagoana lança projeto que utiliza a tecnologia e o design para modernizar e transformar a educação no País
Paulo Tenório, fundador e CEO da Trakto Design - Foto: Divulgação

O mundo evoluiu, mas já reparou como o modelo de ensino ainda é igual em quase todo o mundo? Aquela imagem da sala de aula tradicional, com os alunos sentados em carteiras prestando atenção no conteúdo passado pelo professor em pé à sua frente com o auxílio da lousa, ainda é o mais utilizado, porém, com pouca ou nenhuma tecnologia aplicada.

Diante desse cenário e após pesquisas realizadas em escolas públicas com a utilização da ferramenta de com Business Intelligence (BI), a Trakto Design acreditou que poderia contribuir para a qualidade e modernização do ensino e dos indicadores de aprendizado, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Daí surgiu o Trakto Educação, um conjunto de soluções criativas desenhado exclusivamente para a utilização de professores e alunos em sala de aula com propostas adaptadas à realidade de cada escola.

O projeto pode contemplar, além do próprio software, o suprimento de hardwares como celulares, computadores e smart TVs que permitem o uso facilitado de elementos criativos dentro do ambiente escolar. "O propósito do Trakto Educação é transformar e modernizar a educação brasileira por meio do design, da criatividade e da tecnologia. A educação transforma toda uma sociedade. Como cidadão e empreendedor digital eu acredito que essa seja a minha contribuição para o futuro dos jovens e para a evolução do ensino em sala de aula. A tecnologia existe para quebrar barreiras e paradigmas, principalmente entre os professores mais antigos que ainda não sabem ou não conseguem modernizar a forma como lecionam", afirma PauloTenório, CEO da Trakto Design e idealizador do projeto.

O projeto Trakto Educação já está chegando nas escolas da rede pública municipal da cidade de Penedo, interior de Alagoas. Cerca de 700 professores e 7 mil alunos em 29 escolas serão impactados com a mudança do ensino. No caso das escolas públicas, uma vez analisado o melhor molde para cada instituição - se com software e/ou hardware, o convênio é firmado com base nas metas de amplificação de excelência educacional, que serão analisadas conforme a métrica do Ideb, que deve subir no período de dois anos de vigência do contrato com as prefeituras.

"Nossa missão é promover as habilidades digitais dos professores e transformar a educação brasileira, principalmente a pública. Queremos que, alinhada à política nacional de educação digital, a Trakto chegue a vários municípios para promover formação continuada aos docentes. Estamos instituindo o design como fator de impulsionamento da produção docente e do despertar dos estudantes para o aprendizado”, completa Paulo Tenório

Para o prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes, a importância da implantação da Trakto Educação no município está em seu pioneirismo, já que é uma das plataformas mais importantes do Brasil em termos de tecnologia voltada para a educação. “Nós firmamos o convênio com a Trakto Educação e estamos muito felizes em iniciar esse processo de inovação junto à Trakto”.

Além de Penedo, estão acontecendo as tratativas para implementação da Trakto Educação na capital alagoana, Maceió, e nos municípios de Pilar e Arapiraca (AL).

Sobre a Trakto Design


A Trakto Design é a primeira plataforma de design com suporte humanizado da América Latina voltada para negócios. Com quase 1 milhão de usuários, a startup oferece aos empreendedores digitais apresentações, propostas comerciais, contratos, e-books, posts para redes sociais, entre outros serviços. Numa rodada de negócios que participou em 2021, a Trakto captou cerca R$ 7 milhões com a Black Founders Fund, do Google, a E3 Negócios e a Mene & Portella Investidores. Além disso, foi selecionada pelo Google for Startups para participar da edição 2022 do Black Founders Fund e também pela Endeavor para fazer parte do seu programa de aceleração Scale-up 2022.1.