Ciência e Tecnologia

Robótica: Rede Sesi conquista prêmio inédito para Alagoas

Roboben é 1º lugar no Desafio do Robô do regional de PE; Robocamb vence no Core Values

Por Assessoria 06/02/2023 15h39
Robótica: Rede Sesi conquista prêmio inédito para Alagoas
Os alunos da Escola Sesi Senai Benedito Bentes ficaram em 1º lugar no Desafio do Robô - Foto: Assessoria

A equipe Sesi Roboben conquistou um título inédito para Alagoas no Torneio de Robótica FLL Challenge, regional Pernambuco. Os alunos da Escola Sesi Senai Benedito Bentes ficaram em 1º lugar no Desafio do Robô. A competição, realizada nesse sábado (4) e domingo (5), reuniu 31 equipes e teve outro destaque alagoano: a Robocamb, da Escola Sesi Cambona, primeira colocada na categoria Core Values.

A Roboben também ganhou 3° lugar no Champions Award. Com o resultado, as equipes alagoanas garantiram as vagas para o Festival Sesi de Robótica, que acontece neste mês de março, em Brasília-DF. No desafio do robô, os competidores resolvem problemas do mundo real: planejam, projetam, constroem e programam robôs com a tecnologia Lego.

A conquista inédita, em uma das competições regionais mais acirradas, teve um gostinho especial. “Foi uma temporada de superação, pois, a gente conseguiu vencer uma das nossas maiores dificuldades, que era o robô, e este ano a gente se tornou a melhor equipe do regional no Desafio do Robô. A experiência do campeonato foi incrível e a dedicação dos alunos também. Só orgulho do trabalho feito por eles”, comemorou o técnico da equipe, Rian Gabriel dos Santos.

Para Gabriel Hanry, da Roboben, foram dois dias de novas amizades, aprendizado e sensações intensas. “A energia do regional de Pernambuco é, simplesmente, muito contagiante, divertida e muito diferente de qualquer experiência que eu já vivi. Mesmo esta sendo a minha terceira temporada na FLL, tenho certeza de que nunca me esquecerei desse regional. Agora, tenho certeza de que todas as noites até tarde e todos os finais de semana na escola valeram a pena. Que venha o Nacional”, afirmou o estudante da 1ª série do ensino médio.

O prêmio Core Values diz respeito ao trabalho em equipe, ao aprendizado colaborativo, ao espírito de competição amigável, a cooperar com os outros times e a dar mais valor ao que se aprende do que à vitória. Este prêmio ficou com a equipe Robocamb, um resultado muito gratificante, segundo a aluna Tandara Cordeiro.

“Nesta etapa do regional Pernambuco, vivenciei momentos únicos, que nunca achei que iria vivenciar. Mas todos esses momentos ficarão marcados para sempre na minha história, foram experiências muito intensas e incríveis, é muito além de um prêmio, foi uma conquista que batalhamos muito para conseguir. E ver que todos nossos esforços valeram a pena é muito gratificante!”, ressaltou a estudante da Escola Sesi Cambona.