Ciência e Tecnologia

Lançada em Alagoas 1ª revista científica na área de Educação Matemática

Por Assessoria 16/01/2023 15h01
Lançada em Alagoas 1ª revista científica na área de Educação Matemática
Periódico tem fluxo contínuo e é publicado apenas on-line - Foto: Assessoria

O estado de Alagoas ganha neste mês de janeiro, a primeira revista científica na área de Educação Matemática, coordenada pelo professor Carloney Alves de Oliveira, docente do Centro de Educação (Cedu) da Universidade Federal de Alagoas. Diálogos em Educação Matemática (Redemat) é um periódico científico de fluxo contínuo (rolling pass), publicado exclusivamente on-line e de acesso aberto, que publica artigos inéditos de autores brasileiros e estrangeiros que tratem sobre os diferentes aspectos relacionados ao campo da Educação Matemática.

Segundo o professor Carloney, a revista teve origem durante as atividades do Grupo de Pesquisas em Tecnologias e Educação Matemática, vinculado ao Cedu. “A revista visa a contribuir para divulgação de artigos inéditos oriundos de pesquisas, assim como de estudos teóricos aprofundados, trabalhos de iniciação científica e reflexões sobre experiências pedagógicas na educação básica e no ensino superior”, explicou.

As modalidades de trabalhos aceitas são: artigos científicos (resultados de investigação e pesquisa), ensaios científicos ou relatos de experiências no campo da Educação Matemática. “São publicados apenas artigos que sejam emanados de, no máximo três autores conjuntamente, e que, pelo menos, um dos autores possua titulação de doutorado”, informou.A ideia é ampliar e divulgar produção científica de elevada qualidade e relevância para o campo da pesquisa e a prática profissional na área de Educação Matemática, divulgando o conhecimento produzido e sistematizando a investigação científica. A Redemat tem ainda o apoio do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), além de um Conselho Editorial Nacional e Internacional.Processo de submissãoOs artigos submetidos à publicação passam por uma avaliação preliminar pela Comissão Editorial que examinará a adequação ao escopo da Redemat, o atendimento às diretrizes constantes no template e os aspectos legais em matéria de difamação, violações de direitos de autor e plágio. Se aprovados, serão enviados à apreciação de dois componentes do Conselho Editorial [Científico] ou do Comitê de Pareceristas ad hoc; em caso de divergência no parecer, os artigos são enviados a um terceiro avaliador.

A escolha dos pareceristas é feita pelos Editores, considerando a abordagem do texto submetido, a competência técnica específica dos pareceristas e a ausência de conflito de interesses. A avaliação poderá resultar em quatro situações: aceitação do artigo conforme submetido; aceitação mediante revisões requeridas; submissão para nova rodada de avaliação; e rejeição.

Os autores são contatados após avaliação, sendo comunicados sobre a decisão final referente ao texto submetido e sobre o trâmite para publicação. Será emitido comunicado oficial via mensagem eletrônica apenas quando o manuscrito tiver tramitado e receber pareceres definitivos, ou seja, aprovação ou reprovação.

A Redemat oferece acesso livre, gratuito, imediato ao seu conteúdo e não cobra taxas aos autores para submissões dos artigos, para as avaliações e para a publicação dos textos aprovados, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico proporciona maior democratização da Ciência.