Ciência e Tecnologia

TJAL cede equipamentos de videoconferência para delegacias e presídios

Parceria leva tecnologia de última geração para 24 locais sob responsabilidade das Secretarias de Segurança e Ressocialização

Por Assessoria 12/01/2023 10h23
TJAL cede equipamentos de videoconferência para delegacias e presídios
Presidente do TJAL, desembargador Klever Loureiro, cedeu os equipamentos às Secretarias de Estado - Foto: Assessoria

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) disponibilizou 24 kits de equipamentos de videoconferência para as Secretarias de Ressocialização (Seris) e Segurança Pública (SSP), além de licenças para uso de softwares. O termo de cessão foi assinado pelas instituições nesta quarta-feira (11).

A SSP usará os equipamentos em 12 delegacias de diversos municípios, além da central de flagrantes de Maceió, totalizando 13 pontos de videoconferência. A Seris vai instalar os equipamentos em 11 unidades prisionais.

O presidente do TJAL frisou a importância da parceria. “Hoje o estado de Alagoas está de parabéns por esse dia tão importante em prol da segurança. É necessário registrar que é um projeto pioneiro no Brasil, que vai agilizar a lavratura de flagrantes especialmente no interior do estado”, afirmou Loureiro.

Os equipamentos foram adquiridos por meio de convênio com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça. No total, foram 110 kits adquiridos, dos quais 86 vão modernizar todas as varas do Judiciário alagoano que tem competência criminal.

O Tribunal conduz a cooperação por meio do Grupo de Monitoramento de Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF), que tem como supervisão o desembargador Celyrio Adamastor.

Termo de cessão foi assinado durante o encontro. Foto: Adeildo Lobo.

“É uma preocupação nossa, nós precisávamos modernizar. E não poderíamos deixar de firmar esse convênio ainda sob a presidência do desembargador Klever, a quem temos que agradecer por esse projeto ter sido possível”, reconheceu Adamastor.

O secretário executivo da SSP, José Carlos André dos Santos, que acompanhou o secretário Flávio Saraiva na reunião, explicou como os equipamentos e softwares, todos de última geração, devem agilizar os trabalhos nas delegacias.

“Da forma como é feito o flagrante hoje, é tudo digitado, é tudo assinado, então há uma demora muito grande. Com esse equipamento, a gente vai poder realizar o chamado flagrante virtual. Nosso objetivo é instalar uma central virtual de flagrantes, e as delegacias regionais do interior vão se conectar”, comentou Carlos André.

Equipamentos de videoconferência serão utilizados pelas Secretarias de Ressocialização (Seris) e Segurança Pública (SSP). Foto: Adeildo Lobo.

O secretário de Ressocialização, Diogo Teixeira, ressaltou que os equipamentos estão chegando em uma hora muito propícia para a Secretaria. “Estamos em um período pós-pandemia no qual a virtualização a tecnologia ganharam força, e a entrega desses materiais vai facilitar consideravelmente a atuação das Seris nas audiências criminais”.

O kit de equipamentos inclui câmeras específicas para videoconferência, notebook, televisor, móvel do tipo rack, e alguns acessórios.