Ciência e Tecnologia

Imagens íntimas gravadas por robô aspirador vão parar no Facebook

Por Tech Mundo 22/12/2022 16h32
Imagens íntimas gravadas por robô aspirador vão parar no Facebook
As cenas foram registradas por aspiradores Roomba parecidos com este modelo. - Foto: Divulgação

Em 2020, robôs aspiradores da iRobot registraram imagens de momentos íntimos de vários usuários que foram parar no Facebook, constrangendo as pessoas. Agora, dois anos depois, a empresa comprada pela Amazon em uma negociação de US$ 1,7 bilhão se manifestou sobre o caso, após investigação da revista MIT Technology Review.

À publicação pertencente ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, a fabricante confirmou que as imagens vazadas foram feitas por aspiradores inteligentes Roomba. Porém, os dispositivos em questão eram versões de teste, contendo “modificações de hardware e software” específicas, e nunca estiveram à venda.

Segundo a marca, eles faziam parte de um programa de desenvolvimento das capacidades do modelo Roomba J7 e foram enviados a funcionários e outras pessoas pagas para participar dos testes. O grupo autorizou o uso das cenas registradas pelas câmeras dos dispositivos e foi alertado para ter cuidado com situações íntimas ao usar o aparelho.

Além disso, a iRobot disse que os robôs aspiradores continham um chamativo adesivo brilhante avisando sobre a gravação de vídeo em andamento, enquanto eles estavam ligados. As imagens eram utilizadas para o treinamento de mecanismos de inteligência artificial, como explicou a companhia à reportagem publicada na segunda-feira (19).

Funcionários terceirizados vazaram as imagens

As imagens feitas pelos aspiradores robôs de teste da iRobot eram tratadas pela Scale AI, parceira da marca pertencente à Amazon. E teriam sido funcionários terceirizados contratados pela startup os responsáveis por vazar fotos e vídeos sem autorização, divulgando os arquivos no Facebook, Discord e outras plataformas, como explicou a fabricante.

Entre as imagens publicadas, estavam as cenas de uma mulher usando o vaso sanitário enquanto o dispositivo inteligente limpava o banheiro e de crianças brincando em frente ao aparelho, além de quartos ocupados por humanos e animais de estimação. O vazamento levou ao cancelamento do contrato entre iRobot e Scale AI.