Ciência e Tecnologia
Alunos do Sesi apresentam projetos de iniciação científica a estudantes da Ufal
Ideias premiadas na Febic foram temas de palestra durante a Secomp 2022

Os três projetos da Rede Sesi de Educação Básica recém-premiados na Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic), realizada em Santa Catarina, foram apresentados a estudantes de Computação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Os alunos das escolas Sesi Cambona e Sesi Senai Benedito Bentes proferiram palestra durante a Semana da Computação da Ufal (Secomp).
O evento aconteceu entre os últimos dias 7 e 20, no Instituto de Computação, no campus da Cidade Universitária, em Maceió. A primeira equipe a se apresentar foi a que criou o projeto Tecnologias Brundtland, da Escola Sesi Senai Benedito Bentes. A turma ganhou o prêmio Destaque em Melhor Registro de Pesquisa na Febic. A ideia é extrair silício de resíduos eletrônicos para construção de células fotovoltaicas.
“Nosso projeto é um projeto econômico e socioambiental”, explicou o aluno Carlos Vinícius Farias da Silva. Segundo ele, econômico porque ajuda a baratear a produção de placas solares no Brasil, que hoje são importadas, com potencial de tornar o país um exportador de tecnologia; social, porque amplia o acesso da população à energia mais barata; e ambiental porque reduz o descarte de lixo eletrônico na natureza e diminui o efeito estufa devido ao maior uso de fontes energéticas sustentáveis.
Os estudantes da Ufal também conheceram o projeto da Escola Sesi Cambona intitulado “Utilização da biomassa para o retardo da desertificação do solo”. E o Raintasc, da Escola Sesi Senai Benedito Bentes, uma tecnologia assistiva que facilita a locomoção de cadeirantes na chuva. Os dois projetos foram 1º lugar na Febic, respectivamente, nas categorias “Ciências Agrárias” e “Engenharia e suas Aplicações”.
A universitária Lívia Andressa assistiu às palestras e gostou do incentivo das escolas Sesi à inovação em sala de aula. “Eu achei muito boa [a palestra] e, em relação ao Sesi, eu acho muito interessante essa questão de sempre incentivar os alunos a inovar, a procurarem questões cotidianas assim tão críticas e trazerem ideias, que possam ajudar a sociedade em geral”, disse.
Mais lidas
-
1Estudo
Pesquisadora alagoana descobre nova espécie de parasita no Cerrado e coloca Brasil no mapa da ciência mundial
-
2Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
3Teia de segredos!
Final explicado da série 'Cilada': crime e conspiração revelados
-
4Em Maceió
Justiça do Trabalho suspende cobranças da Cassi contra ex-funcionária do Banco do Brasil
-
5Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?