Ciência e Tecnologia

Sefaz Alagoas inicia maratona de programação em parceria com entidade nacional

Competição de 48h ocorre no Centro de Inovação do Polo Tecnológico do Jaraguá (CIPT) e recebe participantes de todo país

Por Matheus Guilherme / Ascom Sefaz/AL 20/11/2022 16h43 - Atualizado em 20/11/2022 19h51
Sefaz Alagoas inicia maratona de programação em parceria com entidade nacional
Dois são os pilares de estudo e desenvolvimento trabalhados: simplificação de declarações e facilitação do cálculo de imposto para notas fiscais - Foto: Ascom Sefaz/AL

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL) deu início, neste domingo (20), ao Hackathon Encat, uma maratona de programação com o objetivo de desenvolver projetos de inovação para facilitar a relação fisco-contribuinte. A competição de 48h ocorre no Centro de Inovação do Polo Tecnológico do Jaraguá (CIPT) e recebeu participantes de todo país.

O evento reúne em um ambiente empreendedor, estudantes universitários, alunos de escolas técnicas, profissionais de mercado das áreas de tecnologia, negócios, design, professores e mentores, para possibilitar a criação de soluções originais e inovadoras de base tecnológica. Dois são os pilares de estudo e desenvolvimento trabalhados: simplificação de declarações e facilitação do cálculo de imposto para notas fiscais.

“A Sefaz Alagoas promoveu o primeiro Hackathon na área de Fazenda do Brasil em 2017. Agora, estamos ajudando o Encat [Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários] a formar esse novo Hackathon. A ideia é trazer soluções tecnológicas para atender os contribuintes de pequenas empresas. É uma parceria nossa com o Sebrae Alagoas e o Sebrae Nacional. Vai ser muito bacana poder ajudar a incubar novas empresas e ao mesmo tempo proporcionar soluções tecnológicas para os contribuintes do Simples Nacional, reduzindo seu custo”, ressalta o secretário de Estado da Fazenda de Alagoas, George Santoro.

Esse projeto está sendo desenvolvido pelo Encat, ao qual secretário especial da Receita Estadual da Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz/AL), Luiz Dias, é o coordenador-geral, em parceria com a Sefaz/AL, Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Amazon Web Services (AWS), plataforma de serviços de computação em nuvem.

Os interessados formaram equipes compostas de três a cinco integrantes, totalizando cerca de 70 inscritos. A comissão julgadora se reunirá no dia 22 de novembro no Centro de Convenções para avaliar as apresentações das equipes. Serão premiados os três primeiros colocados de cada temática. Os prêmios serão divididos em: 25 mil reais para a equipe que ficar em 1° lugar; 15 mil reais para a equipe que ficar em 2° lugar e 10 mil reais para a equipe que ficar em 3° lugar.

“A iniciativa é uma ótima oportunidade para possibilitar um ambiente de inovação e colaboração nos fiscos do Brasil. São três dias extensos e com muita produtividade. A Sefaz/AL oferecerá às equipes, que receberem a primeira colocação de cada categoria, um investimento de até 500 mil para serem pagos em função do plano de trabalho apresentado e validado pela Secretaria. Serão seis meses de incubação e investimento”, destaca o coordenador-geral do Encat e secretário especial da Receita Estadual da Sefaz/AL, Luiz Dias.

As informações completas sobre a maratona estão disponíveis no Edital Chamada Pública 01/2022, publicado na edição suplementar do Diário Oficial do Estado (DOE) de Alagoas no dia 21 de outubro, com republicação no DOE do dia 04 de novembro.