Ciência e Tecnologia

OxeTech já qualificou mais de 400 profissionais na área da tecnologia em 6 municípios de Alagoas

Por meio da Secti, o Governo de Alagas já investiu a soma de R$ 1,2 milhão em recursos no programa

Por Geysa Miranda / Ascom Secti 08/11/2022 00h05
OxeTech já qualificou mais de 400 profissionais na área da tecnologia em 6 municípios de Alagoas
Projeto visa formar e qualificar profissionais técnicos nas áreas de tecnologia, ciência e inovação - Foto: Divulgação

Mais de 400 profissionais técnicos da área de novas tecnologias, jovens e adultos de seis municípios alagoanos foram contemplados com cursos de qualificação ofertados pelo Programa OxeTech, do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia e da Inovação (Secti). Para a formação destes profissionais, o Estado já investiu a soma de R$ 1,2 milhão, na oferta de aulas gratuitas e presenciais, instalação de laboratórios de informática climatizados e em aquisição de computadores e internet.

Só em Santana do Ipanema, sete turmas foram abertas e estão funcionando de forma simultânea, de segunda a sábado, ofertando cursos de Informática Básica e Lógica de Programação, já na fase final de formação. Em Murici, 171 certificados já foram expedidos ao longo de sua operação, seguido por Delmiro Gouveia, com 130, e por Maceió, que já iniciou com 27 pessoas concluintes.

De iniciativa do Governo de Alagoas e coordenado pela Secti, o programa oferece milhares de cursos gratuitos on-line através de sua plataforma oxetech.al.gov.br, com o objetivo de formar e qualificar profissionais técnicos, jovens e adultos, nas áreas de tecnologia, ciência e inovação.

“Participar do projeto abriu as portas e minha visão para um novo mundo. A área da tecnologia é algo que sempre despertou minha curiosidade, porém, nunca tinha tido a oportunidade de me aprofundar. Então, foi e está sendo essencial na minha vida esse momento. Foi um desafio bem grande, porque, quando se trabalha com programação, a gente não trabalha só escrevendo códigos, tem que entender o código, criar lógicas. Foi uma vivência de muitos desafios, mas vencer cada um deles e ver o resultado que a gente alcançava quando cada código rodava corretamente era e é uma sensação maravilhosa de realização”, disse Gislainny Jamilakne, aluna destaque do laboratório de São Miguel dos Campos.

Além de interiorizar e popularizar o acesso à ciência, tecnologia e à internet, os laboratórios do Oxetech ofertam metodologia moderna e dinâmica, por meio dos monitores de cursos de Lógica de Programação, Introdução à Lógica de Programação, Algoritmos e Banco de Dados, VS Code e IDE Visual Studio Code (Instalação e Configuração), HTML5 e CSS3, Javascript (incluindo Sintaxe e Operadores), Introdução à Python (Linguagem de Programação, em Princípios e Pensamento Computacional), Bootstrap, ETL, Animações Figma e Desenvolvimento WEB.