Ciência e Tecnologia

Instagram vai barrar mensagens ofensivas escr1tas com númer0s

Ferramenta tentará combater abusos contra usuários da rede; rede social também atualizou sistema de bloqueio e avisos de mensagens ofensivas

Por Felipe Freitas / Tecnoblog 20/10/2022 23h31
Instagram vai barrar mensagens ofensivas escr1tas com númer0s
Instagram - Foto: Vitor Pádua / Tecnoblog

O Instagram anunciou nesta quinta-feira (20) que o filtro de palavras ocultas agora é capaz de identificar mensagens escritas com números. A estratégia de substituir letras por números foi a solução encontrada pelos usuários para burlar o filtro que bloqueia as palavras ofensivas.

E por falar em bloqueio, agora é possível bloquear todas as contas de um usuário com um único clique. No comunicado divulgando a atualização, a rede social destaca que a ferramenta foi integrada com a função já existente de bloquear contas que o usuário venha a criar.

Filtr0 de p4l4vr4s 3stá m41s inteligent3

O filtro de palavras ocultas, lançado no ano passado, permite que o usuário bloqueie pedidos de mensagens e comentários com palavras ofensivas. Agora, a ferramenta será ativada automaticamente em contas de criadores de conteúdo e identificará até “erros de ortografia intencionais” em palavrõess. Na publicação em seu blog, o Instagram deu o exemplo clássico de trocar o “i” pelo “1” — mas dá a entender que outros erros serão abrangidos.

Nos testes que realizamos, a ferramenta bloqueou palavrões escritos com letras trocadas. Entretanto, outros erros de ortografias claramente intencionais em algumas palavras, como separá-las por espaço ou adicionar uma letra, passaram pelo filtro.

Agora o filtro também funcionará nas repostas aos stories. A ferramenta de palavras ocultas é ativada na seção “Privacidade”, que fica localizada nas configurações da conta.

Bloquear todas as contas de um usuário e avisos

No ano passado, o Instagram lançou a opção de bloquear outras contas que um usuário venha a criar no futuro. Com essa ferramenta, a rede social diminui a chance de um hater ou pessoa mal-intencionada entrar em contato com a vítima. Mas se o bloqueado tivesse mais contas, ele poderia usá-las para continuar com o abuso.

Com essa nova atualização, a plataforma resolve o problema de ir bloqueando uma a uma as contas de um abusador. E sem precisar de mais passos: a função está complementando a opção “bloquear contas futuras”.

A ferramenta já está disponível no Brasil. Em português ela aparece como “bloquear [nome da conta] e todas as contas existentes ou futuras dele(a)”. Com a nova ferramenta, o Instagram espera que a comunidade bloqueie quatro milhões de contas a menos toda semana, já que elas serão bloqueadas automaticamente.

Outro recurso que chega para aprimorar uma função presente no Instagram é o aviso para “não bater palma para maluco”. Quando responder um comentário já identificado pelo Instagram como ofensivo, a rede social emitirá um aviso pedindo para o usuário “refletir sobre o que dizer antes de responder”.

No ano passado, o Instagram lançou a ferramenta de avisos que informa a um usuário que seu comentário pode ir contra as diretrizes da rede social — e ela afirma que isso reduziu o número de comentários ofensivos. Ao ampliar a função do aviso, a plataforma parece seguir um velho (e útil) “mantra” da internet: não alimente os trolls.

Tags: