Ciência e Tecnologia

Wikipédia se posiciona contra ordem russa para remover informações sobre a guerra

Wikimedia Foundation, dona do portal Wikipédia, entrou com um recurso contra a decisão

Por Matheus Barros / Olhar Digital 13/06/2022 14h52
Wikipédia se posiciona contra ordem russa para remover informações sobre a guerra
Wikipedia - Foto: Ilustração

A Wikimedia Foundation, dona do portal Wikipédia, entrou com um recurso contra a decisão de um tribunal da Rússia que exigia a remoção de informações relacionadas à invasão na Ucrânia.

“Pedimos ao tribunal que reconsidere em favor dos direitos de todos ao acesso ao conhecimento e à liberdade de expressão”, disse o conselheiro-geral da Wikimedia Foundation, disse Stephen LaPorte.

O tribunal russo multou a empresa dona da Wikipédia em 5 milhões de rublos – cerca de US$ 88 mil, por não remover alguns artigos da plataforma, como: “A invasão russa da Ucrânia”, “Crimes de guerra durante a invasão russa da Ucrânia” e “Massacre em Bucha”.

O tribunal chamou os artigos de desinformação e relatou que o conteúdo do Wikipédia representa risco para a ordem pública da Rússia.

“Esta decisão implica que o conhecimento verificado e bem fornecido na Wikipédia é inconsistente com as contas do governo russo que constitui desinformação”, apontou LaPorte. O conselheiro-geral ainda disse que o governo russo está direcionando informações vitais para a vida das pessoas em tempo de crise.

O recurso da Wikimedia Foundation foi apresentado em 6 de junho e relata que o pedido da Rússia para remoção de conteúdo representa uma violação dos direitos humanos. Além disso, a empresa com sede na Califórnia, nos Estados Unidos, lembrou que o país de Vladimir Putin não tem jurisdição sobre ela.

A Wikipédia ainda é uma das poucas fontes de informação disponíveis na Rússia após a forte onda de repressão do governo aos meios de comunicação não governamentais.