Ciência e Tecnologia

Windows 11 traz mudanças no Explorador de Arquivos e mais recursos em prévia

Novidades do Windows 11 apresentadas no último evento da Microsoft começaram a ser liberadas para testes na build 22593 do sistema

Por Murilo Tunholi com Tecnoblog 07/04/2022 18h04
Windows 11 traz mudanças no Explorador de Arquivos e mais recursos em prévia
Windows 11 - Foto: Vitor Pádua / Tecnoblog

O Windows 11 começou a receber as novidades anunciadas pela Microsoft em um evento realizado na última terça-feira (5). Ainda em fase de testes, a build 22593 do sistema inclui mudanças no Explorador de Arquivos, aplicativos inéditos, melhorias no sistema de Foco e mais opções de segurança.

A principal novidade da build 22593 é a mudança no Explorador de Arquivos do Windows 11. A partir de agora, o recurso tem um menu chamado “Home”, que reúne em um único lugar as páginas de “Acesso rápido”, “Arquivos recentes” e “Favoritos” — sendo essa última uma aba inédita para fixar arquivos importantes e ter acesso fácil a eles.

A Microsoft ainda não incluiu no Explorador de Arquivos a tão aguardada organização de janelas por abas, também anunciada no último evento da empresa. Essa função deve ficar disponível apenas em builds futuras. Contudo, ainda não há previsão de lançamento, por enquanto.

Outra novidade da build 22593 é o aplicativo Journal. Esse app não é instalado no Windows 11 de forma nativa, mas pode ser baixado pela Microsoft Store a qualquer momento. O software pode ser acessado pelo ícone da caneta na barra de tarefas e permite fazer anotações à mão, como em um caderno. Também é possível importar PDFs e escrever nos documentos.

O Windows 11 ainda recebeu mudanças menores. Agora, as sessões do modo Foco podem receber acréscimos de cinco minutos, até um total de meia hora. Além disso, o menu de segurança do sistema operacional liberou uma opção para ativar o recurso de integridade de memória, cuja função é prevenir que instruções maliciosas sejam injetadas em processos.

Por fim, a Microsoft também passou a permitir a troca dos Snap Layouts das janelas do sistema ao apertar as teclas Windows, “Z” e um número do teclado.

Outras novidades chegam em builds futuras


Até o momento, a Microsoft não falou sobre a inclusão dos novos widgets em tela cheia ou dos efeitos de vídeo mostrados no evento do dia 5 de abril. A build 22593 foca em liberar pequenas novidades, assim como consertar falhas do sistema operacional, como o bug do explorer.exe que fazia o computador travar.

A próxima build deve trazer outros recursos anunciados durante o evento da Microsoft. A versão 22593 do Windows 11 está disponível temporariamente para testes nos canais Dev e Beta do programa Windows Insiders.

Vale lembrar que as novidades ainda não têm data para chegar à versão final do Windows 11 para consumidores.