Ciência e Tecnologia

Literatura Postal Aplicativo de Realidade Aumentada busca incentivar o hábito da leitura em crianças e jovens

No projeto Literatura Postal, as crianças apontam os celulares para cartões postais e veem clássicos da literatura ganharem vida, com imagens em 3D, narração, trilha sonora e intérprete de libras

Por Assessoria 21/02/2022 09h51 - Atualizado em 21/02/2022 10h04
Literatura Postal Aplicativo de Realidade Aumentada busca incentivar o hábito da leitura em crianças e jovens
Projeto Literatura Postal - Foto: Assessoria

Uma perfeita união entre a tecnologia de realidade aumentada e a tradição dos históricos cartões postais. Tudo isso para incentivar nas crianças o hábito da leitura, de uma maneira lúdica, interativa e divertida. Em síntese, esta é a proposta do projeto Literatura Postal, criado pelo grupo Ciclistas Bonequeiros.

A iniciativa, num formato inovador e inédito, funciona de maneira simples. Por meio de um aplicativo gratuito (já disponível nas plataformas Android e iOS) os pequenos leitores podem apontar o celular para um dos cartões postais e, em seguida, veem aparecer na tela imagens ganhando vida de maneira tridimensional, além da narração das histórias do cartão postal, com uma trilha sonora especial e a imagem de um intérprete em libras.

A tecnologia da realidade aumentada tem um papel fundamental para despertar o interesse das crianças, uma vez que esse público tem acesso desde muito cedo a smartphones e tablets. A Literatura Postal busca aproximar ainda mais o universo literário, sobretudo, das crianças já alfabetizadas, sempre de forma imersiva e interativa. O projeto possibilita que elas desfrutem de imagens que podem ser integradas à sua realidade tridimensional, fugindo do padrão bidimensional dos objetos tradicionais, como vídeos, e-books, entre outros.



Postais - A ideia é que os cartões, no total de 10 por história sejam comercializados em livrarias, papelarias e em bancas de jornal, resgatando esta tradição dos postais, que praticamente desapareceu.

“Trata-se, portanto de um grande incentivo para despertar o prazer pela leitura desde cedo e enriquecer o aprendizado das crianças e jovens, reunindo no mesmo projeto, tecnologia, literatura e educação” afirma Gustavo Guimarães, um dos idealizadores da Literatura Postal.



Coleção de Clássicos - Para a coleção de obras literárias que integram o projeto, foram selecionados e adaptados 4 clássicos: O Pequeno Príncipe (Antoine de Saint-Exupéry), O Saci (Monteiro Lobato), Babar no Reino dos Elefantes (Jean de Brunhoff) e Pedro Malasartes (Contos populares). Além disso, foram criadas poesias inéditas sobre o Nordeste e cada um de seus 9 estados, com xilogravuras de J. Borges (Edu Brisa e Gustavo Guimarães).

“Um leitor atento é capaz de, por meio da linguagem, agir e compreender o mundo em que vive, desenvolvendo o senso crítico e seu raciocínio. O projeto instiga a curiosidade e a busca pela novidade, podendo assim, desenvolver a criatividade, a interação e o imaginário”, enfatiza Gustavo Guimarães.

O criador do projeto destaca ainda que “pelo fato de seu aspecto tecnológico estar integrado às tecnologias de uso cotidiano como tablets e smartphones, a Literatura Postal traz como consequência um impacto de sucesso no processo educacional muito mais forte, interativo e dinâmico”.



FICHA TÉCNICA DO PROJETO

Produção: Bruna Burkert, Cris Camilo e Gustavo Guimarães

Escritor: Gustavo Guimarães

Escritor convidado para os postais com a temática nordeste: Edu Brisa

Xilogravuras das poesias com a temática nordeste: J. Borges

Consultoria de Acessibilidade: Bruna Burkert

Designer: Geovane Fermac

Criadora Musical/Sonoplastia: Carol Guimaris

Site do projeto: www.literaturapostal.com