Ciência e Tecnologia
Portal Alagoas em Dados é referência em consulta de informações socioeconômicas
Desenvolvida pela Secretaria do Planejamento e Gestão, plataforma é reconhecida pelo volume de dados do Estado disponíveis para consulta
Consultar dados socioeconômicos em uma plataforma segura e de fácil acesso. Essa, sem dúvidas, é a grande vontade de diversos pesquisadores e curiosos alagoanos que gostam da temática. O que muitos não sabem, no entanto, é que fazer isso é uma realidade em Alagoas. Isso porque, com o intuito de disseminar tais informações, a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) desenvolveu o portal Alagoas em Dados.
“O Alagoas em Dados e Informações é um portal interativo para consulta e utilização de dados e informações socioeconômicas de Alagoas. Ele foi desenvolvido para que qualquer pessoa possa, por meio de notas técnicas, conhecer um pouco mais sobre a economia e a sociedade alagoana”, explica o superintendente de Produção da Informação e do Conhecimento da Seplag, Thiago Ávila.
Na plataforma, estudantes, pesquisadores e a própria população podem encontrar diversas informações como todas as pesquisas do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), o Produto Interno Bruto (PIB), a localização de órgãos estaduais, dados do Samu, delegacias de polícia, escolas, além de mapas gerais do Estado.
Atualmente, o Alagoas em Dados é considerado de referência no País justamente por ter todos os dados atualizados e por manter a transparência e a acessibilidade como itens obrigatórios.
“Ao todo, são mais de 900 publicações na plataforma, que incluem mais de 600 planos de informações geoespaciais como mapas, imagens de satélite e arquivos de geolocalização, e mais de dois mil dados estatísticos. Desde a sua criação, já foram mais de três mil informações sobre Alagoas inseridas no portal”, completa Ávila.
O secretário titular da Seplag, Fabrício Marques Santos, avalia que o Alagoas em Dados é, sobretudo, uma ferramenta importante para o fomento da pesquisa e da transparência na administração pública. Para ele, um dos grandes diferenciais da plataforma é a política de acesso livre utilizada na plataforma.
“É necessário que o Estado fomente a produção de pesquisas dando subsídios para isso. O Alagoas em Dados é um bom exemplo neste sentido. Hoje, com a política de acesso livre, todos os conteúdos publicados no Portal podem ser utilizados pela população. É cada vez mais claro que o Governo tem tido um compromisso com a transparência das informações públicas”, completa Fabrício Marques Santos.
Rompendo fronteiras
E se engana quem pensa que o site é considerado apenas no Brasil. Desde o ano passado, o portal faz parte dos dois maiores catálogos de portais de Dados Abertos do mundo: o DataPortals.org e o CKAN Instances (ckan.org/instances).
“Do ponto de vista prático, esta catalogação coloca o Estado de Alagoas em um patamar de projetos internacionais como o catálogo de dados do Governo dos Estados Unidos-, do Governo do Reino Unido, da União Europeia , dentre muitas outras iniciativas internacionais, além do portal brasileiro dados.gov.br”, ressalta Thiago Ávila.
Para conhecer o Portal Alagoas em Dados e ter acesso aos dados coletados pela Seplag, acesse o site www.dados.al.gov.br.
Mais lidas
-
1Mistééério...
Quem é ela? O mistério por trás da ‘Mulher de Branco’ em Tieta
-
2Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
3Falência
Laginha: Alagoas vai receber R$ 160 milhões
-
4Literatura
Atalaia pode ser vista e lida pelo Brasil e pelo mundo em duas grandes obras lançadas este ano
-
5'Ressurrection'
Nova série de Dexter, com Michael C. Hall, estreia em junho de 2025