Ciência e Tecnologia

Novo modem da Samsung suporta velocidade 4G superior à da fibra óptica

Primeiro celular a fazer uso desta tecnologia deve ser o Galaxy S9

Por Olhar Digital 01/08/2017 01h12
Novo modem da Samsung suporta velocidade 4G superior à da fibra óptica
Reprodução - Foto: Assessoria

Em um futuro próximo, o seu celular poderá receber internet 4G mais rápida do que uma conexão de fibra óptica, caso uma série de fatores positivos aconteçam simultaneamente (e se você estiver fora do Brasil). Isso será possível graças ao anúncio de um novo modem da Samsung, chamado 6CA, que pode alcançar velocidades de 1,2 Gbps.

O primeiro celular a fazer uso desta tecnologia deve ser o Galaxy S9, que muito provavelmente deve ser revelado no primeiro semestre de 2017. No Galaxy S8 e seu processador Exynos 8895, a empresa incluiu o modem 5CA, que chega a velocidades máximas de 1 Gbps. Ou seja: a capacidade teórica aumentou em 20%.

A ausência no Galaxy Note 8, que será revelado no final de agosto, se explica pelo fato de que o 6CA só começará a ser produzido no fim de 2017. O modem deve aparecer no próximo processador de top de linha da Samusng, que deve ser chamado de Exynos 9810.

É pouco provável que essa velocidade seja alcançada no Brasil nos próximos anos pela precariedade da rede 4G. A marca só é possível de ser alcançada porque o modem permite que as operadoras combinem múltiplas frequências de LTE simultaneamente, o que por sua vez possibilita a alta velocidade de transferência de dados.

No entanto, mesmo que você esteja em um país onde a rede 4G é muito mais abundante, ainda seria necessária uma conjuntura de fatores muito pouco provável. O Engadget nota que as operadoras dos Estados Unidos, por exemplo, agregam no máximo três canais, enquanto o modem está preparado para receber até seis (daí o nome 6CA).