Ciência e Tecnologia
Europol, EUA e Holanda tiram do ar dois sites criminosos da "dark web"
Maneira mais comum de acessar sites da dark web é através do uso do navegador Tor Browser
A investigação conjunta possibilitou que os agentes derrubassem a infraestrutura de uma economia criminosa escondida na internet de acesso mais restrito e responsável pelo tráfico de artigos ilegais como drogas, armas de fogo e softwares para serem usados em ciberataques.
O fechamento dos sites criminosos "é um sucesso destacável das autoridades da Europa e dos EUA", disse em um comunicado o diretor-executivo da Europol, Rob Wainwright, que elogiou a "sofisticação" da operação conjunta e pediu que mais ações como essa sejam realizadas no futuro.
O comissário de Interior da União Europeia, Dimitris Avramopulos, disse, por sua vez, que a dark web está transformando em um paraíso para a criminalidade. "É uma ameaça para a nossa sociedade e a nossa economia. Só podemos combatê-la lado a lado", afirmou.
A maneira mais comum de acessar os sites da dark web é através do uso do navegador Tor Browser.
O AlphaBay, um dos sites fechados hoje, era o maior mercado criminoso da dark web, e usava um serviço oculto na rede Tor para esconder, de forma eficaz, a identidade de seus usuários e a localização de seus servidores.
Antes da operação, o AlphaBay chegou a ter 400 mil vendedores. Estima-se que o site movimentou cerca de US$ 1 bilhão desde sua criação em 2014, dinheiro que era pago normalmente através da moeda digital criptografada Bitcoin.
Outro site fechado pelas autoridades foi o Hansa, o terceiro maior site de comércio da dark web, com um grande nível de venda de drogas e armas.
"Ambos os sites foram criados para facilitar a expansão de uma grande economia criminosa, que afetou a vida de milhares de pessoas em todo o mundo, e foram expressamente projetados para frustrar a capacidade da lei de levar os deliquentes à Justiça", disse a Europol em nota.
Mais lidas
-
1Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
2Mistééério...
Quem é ela? O mistério por trás da ‘Mulher de Branco’ em Tieta
-
3Falência
Laginha: Alagoas vai receber R$ 160 milhões
-
4A hora chegou!
‘A Fazenda 16’: Saiba quem vai ganhar e derrotar os adversários no reality da Record TV
-
5Literatura
Atalaia pode ser vista e lida pelo Brasil e pelo mundo em duas grandes obras lançadas este ano