Ciência e Tecnologia

Rússia está envolvida no ataque cibernético desta semana, diz Ucrânia

Ataque de terça começou na Ucrânia e se espalhou pelo mundo. Hackers são os mesmos que atacaram a rede elétrica ucraniana em dezembro de 2016, diz serviço de segurança da Ucrânia.

Por G1 01/07/2017 09h36
Rússia está envolvida no ataque cibernético desta semana, diz Ucrânia
Reprodução - Foto: Assessoria

Os serviços de segurança russos estavam envolvidos no recente ataque cibernético que atingiu a Ucrânia, afirmou neste sábado (1º) o serviço de segurança do estado da Ucrânia (SBU), segundo o qual o objetivo era destruir dados importantes e espalhar o pânico.

A SBU também afirmou que o ataque, que começou na Ucrânia e se espalhou pelo mundo na terça-feira (27), foi feito pelos mesmos hackers que atacaram a rede elétrica ucraniana em dezembro de 2016.

Os políticos ucranianos culparam rapidamente a Rússia pelo ataque de terça, mas um porta-voz do Kremlin negou as "acusações infundadas".

"Os dados disponíveis, incluindo os obtidos em cooperação com empresas internacionais antivírus, nos dão motivos para acreditar que os mesmos grupos de hackers estão envolvidos nos ataques", afirmou a SBU. "Isso atesta o envolvimento dos serviços especiais da Federação Russa neste ataque".

Sites do governo e de várias empresas ucranianas foram alvo do ataque cibernético, que atingiu aeroportos, bancos e escritórios do governo. Um conselheiro do ministro do Interior da Ucrânia o classificou como o pior na história do país.

Companhias da Europa, como a agência de publicidade WPP, também disseram ter sido afetadas. "Nós estamos respondendo em caráter de urgência a relator de outro grande ataque de ransonware a negócios na Europa", afirmou Rob Wainwright, diretor da Europol.

O vírus aplica o golpe chamado de ransomware, que "sequestra" os arquivos e só os libera mediante pagamento em moedas virtuais. Os conteúdos do sistema não necessariamente são retirados dos dispositivos, mas são codificados para impedir o acesso dos usuários a eles.