Ciência e Tecnologia
Justiça promove discussão sobre bloqueio do WhatsApp no Brasil
Audiência foi convocada pelo ministro Edson Fachin
Acontece entre esta sexta-feira, 2, e a próxima segunda-feira, 5, uma audiência pública promovida pelo Supremo Tribunal Federal para debater o bloqueio do WhatsApp em todo o país. O objetivo é analisar se os bloqueios judiciais, que já chegaram a impedir temporariamente o funcionamento do aplicativo, violam os princípios defendidos na Constituição Federal.
A audiência foi convocada pelo ministro Edson Fachin e, como relata o Conjur, deve ter como tema central o uso da criptografia, um dos principais motivos para os pedidos de suspensão do funcionamento do app por parte de juízes brasileiros. Devem participar da discussão 23 especialistas e representantes de entidades civis. Também falarão os representantes do WhatsApp e do Facebook e a Polícia Federal.
A briga entre a Justiça e o WhatsApp no Brasil não é novidade. O aplicativo teve seu funcionamento interrompido três vezes, a pedido de juízes, por não colaborar com pedidos de divulgação de informações do usuário. O app afirma que não tem acesso aos dados que a polícia deseja e que não há maneira de violar as regras.Mais lidas
-
1Arapiraca
Família nega que médico tenha estuprado a filha menor e pede justiça por assassinato
-
2Polêmica!
Ex-motorista de cantor processa Carlinhos Maia e Lucas e exige R$ 1 milhão por humilhação
-
3Quinta-feira
Veja o funcionamento do comércio e mercados em Maceió no feriado de 20 de novembro
-
4Arapiraca
Alan Carlos respondia a dois processos por estupro de vunerável
-
5Judiciário
STJ impõe exigência de “provas robustas” e reacende debate sobre proteção a mulheres vítimas de violência




